22116 0

NetApp apoia empresas e service providers ao criar a base para a Cloud híbrida

A NetApp anunciou, terça-feira, no NetApp Insight North America 2014, novos softwares, serviços e parcerias no âmbito da simplificação da gestão de dados na Cloud. Este anúncio incluiu uma versão mais recente e avançada do sistema operativo NetApp Clustered Data ONTAP, Cloud ONTAP, OnCommand Cloud Manager e  NetApp Private Storage for Cloud.

O conjunto destas ofertas com patentes confirmadas e pendentes permitem aos clientes a adopção à Cloud híbrida e, ao mesmo tempo, a manutenção do controlo dos seus dados. Desta forma, fica garantido um manancial de opções, combinando os vários recursos de Cloud pública e privada.

“As Clouds híbridas serão a espinha dorsal das TI hoje e futuramente”, refere George Kurian, Executive Vice President of Product Operations da NetApp. “A NetApp presta apoio às empresas que desejem ter o controlo dos seus dados, à medida que agregam a sua arquitectura a uma Cloud da sua preferência. A solução NetApp Data Fabric for the Hybrid Cloud é a arquitectura certa para uma Cloud híbrida do segmento empresarial. O software NetApp impulsiona a economia, a flexibilidade e o impacto nos negócios da infra-estrutura existente do cliente. Da mesma forma, as nossas soluções de Cloud Computing dão aos clientes a confiança necessária para confiarem na nossa capacidade em apoiá-los a navegar rumo ao futuro.”

Uma visão da gestão de dados optimizados para a Cloud híbrida

À medida que a transição se desenvolve, torna-se necessário, para a NetApp, que os elementos de gestão de dados presentes em diferentes partes da Cloud híbrida estejam ligados e a funcionar em grupo, para que se obtenha um sistema interoperável, coerente e integrado. Esta “rede de dados” permite a gestão dos dados de forma consistente, transportando-os num processo optimizado de um sector da Cloud para outro. Assegura também às empresas o aplicar de políticas e serviços em relação aos dados numa Cloud híbrida, independentemente da aplicação, da tecnologia ou do provider da infra-estrutura da Cloud.

A NetApp anuncia assim componentes fulcrais de tecnologia para dar forma à visão do NetApp Data Fabric, incluindo:

  • Clustered Data ONTAP 8.3 — Uma base de referência para a gestão de dados na Cloud

Os desenvolvimentos efectuados ao software-defined storage operating system, Clustered Data ONTAP, dão o apoio necessário às empresas de todos os segmentos de forma a elevarem o seu nível de disponibilidade, performance e eficiência. Para além disso, o novo suporte ao software de recuperação de desastres NetApp MetroCluster desbloqueia às empresas uma recuperação ininterrupta de falhas em Data Centers. Aplicações de negócio críticas podem, assim, continuar a funcionar em caso de desastres ou interrupções planeadas. A versão mais recente do software inclui optimizações de desempenho ao nível dos módulos all-flash.

Os clientes podem, com este software, maximizar o desempenho sem sacrificar a gestão e protecção dos dados nem a trasladação flexível de dados. Este novo software inclui uma eficiência melhorada, diminuindo significativamente o custo por gigabyte e o custo por IOPS do clustered Data ONTAP, permitindo um melhor retorno de investimento para as empresas.

  • Cloud ONTAP – Gestão de Dados de Classe Empresarial para a Cloud Pública

A Cloud ONTAP traz o poder do clustered Data ONTAP para a Cloud pública. O NetApp Data ONTAP é o sistema operativo de storage #1 mundial. O primeiro lançamento do Cloud ONTAP combina as capacidades de uma instância software-only e virtualizada do clustered Data ONTAP 8.3 com a escala do Amazon Web Services (AWS). A Cloud ONTAP utiliza tecnologias patenteadas NetApp para operações não-disruptivas, escalabilidade simplificada e eficiência, combinando-as com os benefícios de on-demand computing dos serviços de Cloud.

Esta abordagem permite um conjunto consistente de data services através de um ambiente de Cloud híbrida. O AWS é o primeiro provider de plataforma a correr os serviços Cloud ONTAP no seu ambiente Cloud. Para ajudar os clientes a obter vantagens do Cloud ONTAP, a NetApp oferece diversas opções de licenciamento cloud-friendly e de data centres tradicionais.

  • OnCommand Cloud Manager – Provisão Fácil e Eficiente para a Cloud

O OnCommand Cloud Manager desbloqueia um provisioning eficiente e fácil de instâncias clustered Data ONTAP entre providers de Cloud pública e privada. Graças a uma interface gráfica de utilizador simples e intuitiva, os clientes e parceiros obtêm de forma simples visibilidade para o seu ambiente de Cloud híbrida, eliminando ao mesmo tempo a complexidade do setup de storage e a deslocação dos dados de um local para o outro.

  • Storage Privada da NetApp para a Cloud – Expandir as escolhas de Cloud Storage Ao Mesmo Tempo que Ajuda os Clientes a Manterem o Controlo dos Dados

A NetApp introduziu, também, o NetApp Private Storage (NPS) para SoftLayer, anunciando ao mesmo tempo o novo NetApp Private Storage para a família Cloud. O NPS para a Cloud dá aos clientes a utilização de múltiplas clouds, enquanto mantêm o controlo dos seus dados num único equipamento de data storage NetApp, posicionado de forma estratégica em instalações de co-localização selectas.

A NetApp testou a conectividade com diversos locais Equinix e com instalações co-localizadas alternativas em todo o Mundo. Esta solução de Cloud combina a elasticidade Cloud e ganhos com a performance, disponibilidade e controlo de storage empresarial privado e dedicado. SoftLayer, uma companhia IBM, é o mais recente Cloud provider a juntar-se à NetApp com uma abordagem NPS para a Cloud. Outras soluções NPS para a Cloud presentemente disponíveis são o NetApp Private Storage para o Amazon Web Services e o NetApp Private Storage para Microsoft Azure.

  • Estratégia, Design, Implantação e Serviços de Transição

Novos serviços disponibilizados hoje inclui o serviço Enterprise Transformation Workshop para a Cloud, com o intuito de ajudar os clientes a construírem a sua visão e arquitectar a estratégia de Cloud storage correcta para atingir uma evolução de sucesso em direcção à Cloud híbrida. Para empresas que procurem a optimização na tecnologia de implementação da NetApp nas suas infra-estruturas, a NetApp oferece o Serviço de Eficiência e Optimização. Este serviço avança com uma revisão compreensiva da saúde ao nível do storage, bem como uma análise que ajuda na previsão de problemas de transição, melhorando ao mesmo tempo a performance. Mais, para clientes novos e existentes que se estejam a mudar para software clustered Data ONTAP, o clustered Data ONTAP Migration Service, RapidData Migration QuickStart Service e as ferramentas de auto-ajuda para a migração tornam a transição num processo mais suave e simples.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Dell EMC e Intel desenvolvem Cloud Ecosystem Hub

A Dell EMC e a Intel desenvolveram o Cloud Ecosystem Hub baseado na cloud para facultar aos Cloud Service Providers (SPs – Prestadores de Serviços Cloud) da EMEA e

Chronopost: Apurado o vencedor da primeira edição do Prémio e- Empreendedor Chronopost

Foi esta semana conhecido em Cerimónia oficial o vencedor da primeira edição do Prémio e- Empreendedor Chronopost. A Studit foi a empresa cujo projeto, no entender do Júri,

Vel integer laoreet primis lobortis Tellus elementum

Ut adipiscing elit nisl elementum nascetur amet Euismod ullamcorper primis mus convallis interdum lorem. Vel posuere montes velit. Vel integer laoreet primis lobortis Tellus elementum volutpat vestibulum vehicula

Aplicações móveis para a área da saúde

O Fraunhofer Portugal AICOS vai participar, no próximo dia 13 de Fevereiro, a partir das 14h30, num Workshop de Aplicações Móveis em Saúde – WAMS 2013 –que pretende

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *