Connect with us

Notícias

NEC utiliza a IA para otimizar a alocação de recursos de rede

Patricia Fonseca

Publicado a

A NEC anunciou o lançamento global do seu “Controlador de Serviços Sensível-ao-Contexto”, uma solução que utiliza a IA para classificar automaticamente os serviços IoT com base nas características do tráfego que flui numa rede e que otimiza a correspondente alocação de recursos da rede, controlando as redes disponibilizadas para cada serviço.

Nos últimos anos, à medida que a transformação digital tem vindo a progredir, os serviços que utilizam redes estão cada vez mais diversificados e sofisticados. Por exemplo, a aplicação dos serviços IoT expandiu-se da monitorização de equipamentos para outros serviços como videovigilância e condução autónoma. Como os requisitos para esses serviços diferem, as características do tráfego também variam significativamente.

A vídeo vigilância, por exemplo, requer qualidade de vídeo estável, durante a monitorização. Para a condução autónoma é necessária fiabilidade e atraso reduzido na transmissão de dados. Para permitir estes serviços com diferentes características de tráfego numa mesma rede, é necessário alocar adequadamente os recursos de rede, que são finitos, para cada serviço, através da aceleração do processamento de dados, da classificação de serviços e da visualização do estado de utilização.

Esta nova solução pertence ao avançado portfólio da NEC de tecnologias de IA, “NEC the WISE”. Ao utilizar o software de “Analítica Avançada NEC – aprendizagem máquina RAPID”, equipado com tecnologia deep learning, a solução extrai características de tráfego com base nos dados de séries temporais do tráfego, classifica automaticamente os serviços IoT e visualiza o estado de utilização das redes para cada serviço. Isto permite reduzir o trabalho de configuração preliminar anteriormente exigido aos fornecedores de rede para a classificação de serviços. Além disso, uma vez que a classificação é feita com base nas características do tráfego, também é possível classificar os serviços, mesmo quando os dados estejam encriptados.

Adicionalmente, a nova solução alcança a otimização de rede através do controlo de largura de banda e controlo da prioridade das redes para cada serviço classificado.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Últimas Notícias

Eventos8 horas atrás

Saphety marca presença em vários eventos nacionais e internacionais

A Saphety com mais de 18 anos de experiência no mercado, é presença assídua a convite de várias entidades em...

Notícias1 dia atrás

Noesis expande portefólio e apresenta a nova solução de RPA

A Noesis continua a apostar na diversificação da sua oferta de soluções tecnológicas. Neste sentido, anuncia o alargamento da sua...

Notícias1 dia atrás

PayPal Checkout expande-se para todo o Mundo

O PayPal continua a criar soluções para o comércio global de forma a ajudar os seus milhões de utilizadores e...

Notícias1 dia atrás

Inovação da HP alimenta o futuro do retalho

A HP anunciou um novo portfólio de equipamentos e de serviços concebidos melhorar a experiência no ponto de venda. O...

Notícias6 dias atrás

Ábaco Consultores quer encontrar a App mais inovadora

A Ábaco Consultores criou um novo concurso dirigido a pessoas individuais, equipas ou StartUps. O objetivo é selecionar a APP mais inovadora...

Notícias6 dias atrás

BI4ALL reforça investimento na região Norte

A BI4ALL reforçou a sua presença, agora, na região norte com a abertura de um novo escritório no Grande Porto,...

Segurança6 dias atrás

ThinkShield: A solução da Lenovo que quer blindar as empresas

O ano passado foi o ano com mais violações de dados, até à data, com 2,6 mil milhões de registos...

Notícias6 dias atrás

Banco Credibom vence Prémio Inovação Outsystems NextStep

O Banco Credibom venceu o Prémio Inovação Outsystems NextStep, devido à implementação de uma solução Glintt, denominada Enterprise Project Management...