Connect with us

Notícias

NEC utiliza a IA para otimizar a alocação de recursos de rede

Patricia Fonseca

Publicado a

A NEC anunciou o lançamento global do seu “Controlador de Serviços Sensível-ao-Contexto”, uma solução que utiliza a IA para classificar automaticamente os serviços IoT com base nas características do tráfego que flui numa rede e que otimiza a correspondente alocação de recursos da rede, controlando as redes disponibilizadas para cada serviço.

Nos últimos anos, à medida que a transformação digital tem vindo a progredir, os serviços que utilizam redes estão cada vez mais diversificados e sofisticados. Por exemplo, a aplicação dos serviços IoT expandiu-se da monitorização de equipamentos para outros serviços como videovigilância e condução autónoma. Como os requisitos para esses serviços diferem, as características do tráfego também variam significativamente.

A vídeo vigilância, por exemplo, requer qualidade de vídeo estável, durante a monitorização. Para a condução autónoma é necessária fiabilidade e atraso reduzido na transmissão de dados. Para permitir estes serviços com diferentes características de tráfego numa mesma rede, é necessário alocar adequadamente os recursos de rede, que são finitos, para cada serviço, através da aceleração do processamento de dados, da classificação de serviços e da visualização do estado de utilização.

Esta nova solução pertence ao avançado portfólio da NEC de tecnologias de IA, “NEC the WISE”. Ao utilizar o software de “Analítica Avançada NEC – aprendizagem máquina RAPID”, equipado com tecnologia deep learning, a solução extrai características de tráfego com base nos dados de séries temporais do tráfego, classifica automaticamente os serviços IoT e visualiza o estado de utilização das redes para cada serviço. Isto permite reduzir o trabalho de configuração preliminar anteriormente exigido aos fornecedores de rede para a classificação de serviços. Além disso, uma vez que a classificação é feita com base nas características do tráfego, também é possível classificar os serviços, mesmo quando os dados estejam encriptados.

Adicionalmente, a nova solução alcança a otimização de rede através do controlo de largura de banda e controlo da prioridade das redes para cada serviço classificado.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias19 horas atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias2 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte2 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias2 dias atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias2 dias atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias7 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias7 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias7 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...