NEC testa com sucesso sistema de previsão de deslizamentos de terra na Tailândia

8448
0
Share:

A NEC em colaboração com o National Disaster Warning Center da Tailândia, anunciou a conclusão do ensaio de um sistema que identifica áreas onde existe perigo de ocorrência de um deslizamento de terra. A eficácia do sistema foi confirmada com o ensaio realizado na província de Chiang Mai, no norte da Tailândia, durante o período de novembro de 2016 a março de 2017.

Os deslizamentos de terra causados por chuvas fortes são frequentes na Tailândia, e resultam em danos pessoais e patrimoniais, afetando também os meios de transporte devido à destruição de estradas. Por estas razões, medidas que permitam reduzir esses danos são urgentemente requeridas.

Em abril de 2015, o Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão e o Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação da Tailândia emitiram uma declaração conjunta anunciando que os dois países cooperariam em diversas áreas, incluindo o desenvolvimento e aplicação da mais sofisticada tecnologia TIC para prevenção de desastres. Enquanto país frequentemente afetado por desastres naturais, o Japão deverá contribuir para a prevenção de desastres na Tailândia através do fornecimento das suas tecnologias avançadas.

Este ensaio suporta o projeto de cooperação de prevenção de desastres entre a Tailândia e o Japão. A NEC conduziu este ensaio em colaboração com a Embaixada do Japão na Tailândia, como parte do projeto “Pesquisa e estudo para o desenvolvimento de um simulador de deslizamento de terra na Tailândia” encomendado pelo Ministério japonês do Interior e das Comunicações.

A NEC juntou-se ao NDWC  na condução de experiências de verificação com um sistema de simulação de cheias na província de Uttaradit, no norte da Tailândia, entre novembro de 2015 e março de 2016 (* 3). O estudo relatado aqui é um seguimento desse trabalho.

O sistema de previsão de deslizamentos é um dos módulos do “sistema integrado de gestão de riscos” da NEC. O sistema integrado de gestão de riscos consiste numa plataforma partilhada que tem funções como integração de dados, visualização e alerta precoce, e módulos de desastre especializados para situações específicas como deslizamentos de terra, inundações e terramotos. Os módulos ou funções de desastre podem ser selecionados individualmente, conforme necessário, ou vários módulos de desastre podem ser combinados para prever múltiplos desastres em simultâneo.

O sistema de previsão de deslizamentos de terra realiza uma simulação com base em dados meteorológicos (precipitação observada e previsão de pluviosidade), dados topográficos (valores de elevação, uso dado ao solo) e dados do solo (profundidade do solo, condutividade hidráulica, porosidade, força de coesão, ângulo de fricção interno, etc.), tornando possível prever o grau de perigosidade de deslizamento de terra.

Além disso, o sistema pode realizar simulações detalhadas usando uma malha quadrilateral de 50 m e fornecer previsões horárias para um período de até sete dias de antecedência. Isso permite que o NDWC emita avisos às áreas ameaçadas antes que os deslizamentos ocorram, ajudando a reduzir possíveis danos. Para além disso, mesmo em períodos em que não estão previstos desastres, as áreas que apresentam risco de deslizamentos de terra podem ser identificadas através da realização de simulações utilizando dados anteriores de precipitação, o que permite preparar mapas de risco.

 

 


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário