NEC testa com SMBC e Sumitomo Mitsui Card serviços de pagamento sem dinheiro utilizando reconhecimento facial

10120
0
Share:

A NEC anunciou que está a realizar testes para serviços de pagamento sem dinheiro, utilizando a sua tecnologia de reconhecimento facial, em cooperação com o Sumitomo Mitsui Financial Group, Inc. (SMFG), Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC) e Sumitomo Mitsui Card Co., Ltd. (Sumitomo Mitsui Card).

Os ensaios SMBC iniciaram-se a 12 de dezembro de 2016 e decorrem até 30 de janeiro de 2017, envolvendo aproximadamente 1.000 funcionários nas instalações de refeições da sede da SMBC. Os ensaios da Sumitomo Mitsui Card decorrem de 21 de novembro de 2016 até 31 de janeiro de 2017 e envolvem aproximadamente 400 funcionários na sede da empresa em Tóquio.

A autenticação biométrica torna a representação fraudulenta extremamente difícil em comparação com outros métodos de autenticação e elimina a necessidade de transportar cartões de identificação ou outras formas de identificação física. No campo dos pagamentos, por exemplo, existem grandes esperanças no desenvolvimento de novas tecnologias biométricas que permitirão a uma gama diversificada de utilizadores experimentar serviços e métodos de pagamento altamente avançados.

O serviço que está a ser testado utiliza o mecanismo de reconhecimento facial NeoFace da NEC, mundialmente reconhecido como sendo aquele que fornece o mais alto nível de precisão de autenticação, para permitir a verificação de identidade pela comparação entre as imagens pré-registradas das faces dos funcionários, com as imagens tiradas pelas câmaras instaladas na zona de refeições. O pagamento dos itens comprados é automaticamente deduzido dos salários mensais dos funcionários no mês seguinte.

Este reconhecimento facial tem a característica única de não exigir a instalação de dispositivos de autenticação específicos, além de oferecer maior segurança e tranquilidade devido ao facto dos dados faciais registados estarem armazenados sob a forma de valores numéricos (tornando difícil ou impossível a terceiros identificar os rostos dos utilizadores registados, mesmo no caso de conseguirem obter os dados).

Nestes ensaios, a NEC, a SMBC e a Sumitomo Mitsui Card visam verificar o desempenho do sistema de reconhecimento, a recetividade dos funcionários à autenticação biométrica e os aspetos operacionais do serviço, ao mesmo tempo que ganham experiência e know-how, com o objetivo de fornecer serviços de pagamento sem dinheiro (e sem cartão) seguros e convenientes, utilizando no futuro a tecnologia de reconhecimento facial nas suas filiais.

“Juntamente com estes testes, a NEC está a melhorar a funcionalidade, fiabilidade e conveniência da verificação de identidade numa variedade de áreas”, afirmou Fumiaki Matsubara, Vice-presidente Senior da NEC Corporation. “Concluímos com sucesso ensaios de serviços de pagamento usando o reconhecimento facial em pequenas lojas dentro do nosso próprio edifício sede, e pretendemos ver a comercialização desses serviços contribuir para uma maior segurança nas comunidades de todo o mundo”.

Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário