Connect with us

Leak Business

NEC testa com SMBC e Sumitomo Mitsui Card serviços de pagamento sem dinheiro utilizando reconhecimento facial

Patricia Fonseca

Publicado a

A NEC anunciou que está a realizar testes para serviços de pagamento sem dinheiro, utilizando a sua tecnologia de reconhecimento facial, em cooperação com o Sumitomo Mitsui Financial Group, Inc. (SMFG), Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC) e Sumitomo Mitsui Card Co., Ltd. (Sumitomo Mitsui Card).

Os ensaios SMBC iniciaram-se a 12 de dezembro de 2016 e decorrem até 30 de janeiro de 2017, envolvendo aproximadamente 1.000 funcionários nas instalações de refeições da sede da SMBC. Os ensaios da Sumitomo Mitsui Card decorrem de 21 de novembro de 2016 até 31 de janeiro de 2017 e envolvem aproximadamente 400 funcionários na sede da empresa em Tóquio.

A autenticação biométrica torna a representação fraudulenta extremamente difícil em comparação com outros métodos de autenticação e elimina a necessidade de transportar cartões de identificação ou outras formas de identificação física. No campo dos pagamentos, por exemplo, existem grandes esperanças no desenvolvimento de novas tecnologias biométricas que permitirão a uma gama diversificada de utilizadores experimentar serviços e métodos de pagamento altamente avançados.

O serviço que está a ser testado utiliza o mecanismo de reconhecimento facial NeoFace da NEC, mundialmente reconhecido como sendo aquele que fornece o mais alto nível de precisão de autenticação, para permitir a verificação de identidade pela comparação entre as imagens pré-registradas das faces dos funcionários, com as imagens tiradas pelas câmaras instaladas na zona de refeições. O pagamento dos itens comprados é automaticamente deduzido dos salários mensais dos funcionários no mês seguinte.

Este reconhecimento facial tem a característica única de não exigir a instalação de dispositivos de autenticação específicos, além de oferecer maior segurança e tranquilidade devido ao facto dos dados faciais registados estarem armazenados sob a forma de valores numéricos (tornando difícil ou impossível a terceiros identificar os rostos dos utilizadores registados, mesmo no caso de conseguirem obter os dados).

Nestes ensaios, a NEC, a SMBC e a Sumitomo Mitsui Card visam verificar o desempenho do sistema de reconhecimento, a recetividade dos funcionários à autenticação biométrica e os aspetos operacionais do serviço, ao mesmo tempo que ganham experiência e know-how, com o objetivo de fornecer serviços de pagamento sem dinheiro (e sem cartão) seguros e convenientes, utilizando no futuro a tecnologia de reconhecimento facial nas suas filiais.

“Juntamente com estes testes, a NEC está a melhorar a funcionalidade, fiabilidade e conveniência da verificação de identidade numa variedade de áreas”, afirmou Fumiaki Matsubara, Vice-presidente Senior da NEC Corporation. “Concluímos com sucesso ensaios de serviços de pagamento usando o reconhecimento facial em pequenas lojas dentro do nosso próprio edifício sede, e pretendemos ver a comercialização desses serviços contribuir para uma maior segurança nas comunidades de todo o mundo”.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias14 horas atrás

Plataforma de Endpoint da Kaspersky Lab reconhecida pela Gartner

O relatório avaliou as capacidades dos fornecedores em responder às necessidades de três diferentes tipos de organizações: Tipo A, focadas...

Notícias14 horas atrás

Commvault e Alibaba Cloud unem forças para acelerar a transformação digital em todo o mundo

A Commvault e a Alibaba Cloud anunciam uma parceria que permitirá tirar partido da tecnologia e das vantagens comerciais de cada...

Notícias2 dias atrás

Saphety e Teleflex Portugal e Espanha juntas em projeto de EDI no setor da Saúde

A Saphety no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, convidou, entre outras...

Notícias2 dias atrás

Portal da Informação Turística da NOS é case study no Congresso Mundial de Destinos Inteligentes

No próximo dia 26 de junho, a NOS participa no II Congresso Mundial da OMT (Organização Mundial de Turismo) de...

Notícias2 dias atrás

Samsung ganha distinção Marcas de Confiança

A Samsung foi galardoada, pela Marcas de Confiança, como a marca com melhor reputação ambiental em Portugal na categoria dos...

Notícias3 dias atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias4 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte4 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...