NEC selecionada pela NTT DOCOMO para tecnologia de virtualização de rede

8976
0
Share:

A NEC anunciou que foi selecionada pela NTT DOCOMO, INC. (DOCOMO) como parceira para o desenvolvimento de tecnologia de Virtualização de Funções de Rede (Network Functions Virtualization – NFV), que a DOCOMO quer disponibilizar comercialmente em março de 2016.

A NEC iniciou desenvolvimentos com o objetivo de implementar o seu software de comunicações móveis, como o Virtualized EPC (vEPC) e o Virtual Network Function Manager (VNF Manager), na rede comercial da DOCOMO. O vEPC virtualiza as funções da rede LTE, incluindo a Mobility Management Entity (MME), o Serving Gateway (S-GW), e o PDN Gateway (P-GW). O VNF Manager implementa a gestão do ciclo de vida da rede core LTE (*).

Este software de comunicações móveis vai proporcionar a flexibilidade necessária quer para aumentar ou reduzir a capacidade de processamento da rede core de acordo com a carga, quer para a recuperação automática de falhas de hardware num curto espaço de tempo. Desta forma, irá melhorar a estabilidade e a fiabilidade da rede core.

Para responder ao grande aumento no tráfego móvel, os operadores de telecomunicações continuam a investir na sua infraestrutura de rede. Neste âmbito, a prática comum tem passado pelo uso de hardware dedicado para a conceção de redes core LTE. Isto conduziu a que o custo e o tempo associados à aquisição de hardware dedicado, bem como os seus custos operacionais, se transformassem em obstáculos a uma operação flexível da rede. Como solução para estes problemas, a tecnologia NFV, que virtualiza os equipamentos de comunicações, atraiu a atenção do mercado.

“A NFV, que entrou finalmente na sua fase comercial, já não é apenas uma ideia conceptual. Através de iniciativas com vários fabricantes, entre os quais se encontram a NEC e outros fabricantes líderes no domínio da NFV, estamos ansiosos para efetuar uma utilização prática da NFV e em dar o nosso contributo para acelerar a transição para uma nova era das redes móveis”, disse o Sr. Seizo Onoe, Executive Vice President e Chief Technology Officer da DOCOMO.

“A NEC está muito contente por ter sido escolhida pela NTT DOCOMO como parceira para o desenvolvimento da sua tecnologia líder em virtualização de funções de rede. A NEC quer acelerar a implementação do EPC virtualizado da DOCOMO, assegurando em simultâneo que as empresas de telecomunicações de todo o mundo possam aproveitar os benefícios da virtualização de rede, através do fornecimento de tecnologia aberta de virtualização da rede móvel. Desta forma, a NEC vai continuar a colaborar com os Operadores de Telecomunicações para que estes possam prestar serviços de comunicação avançados”, referiu o Sr. Shunichiro Tejima, Executive Vice President da NEC Corporation.

Desde há muito tempo que a NEC tem vindo a fornecer soluções completas para a infraestrutura de rede da DOCOMO, tais como o core de redes móveis e as estações base de rádio. A NEC foi a primeira empresa a garantir a disponibilidade comercial de produtos vEPC em 2013, e assim a promover o desenvolvimento de tecnologias NFV. Além disso, a NEC testou com sucesso com a DOCOMO a virtualização do core das redes móveis num ambiente multi fornecedor, envolvendo sistemas de diversos fabricantes. A NEC está convicta de que a sua escolha para este projeto por parte da DOCOMO, se fica a dever às suas referências na área da virtualização de rede e à sua inovação nesta área.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário