NEC reforça negócio de IoT

14520
0
Share:

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de cinco novas soluções que irá lançar no mercado de forma faseada, para reforçar o seu negócio relacionado com a Internet of Things (IoT). Adicionalmente, a NEC irá aumentar seu quadro de pessoal dedicado à construção de sistemas relacionados com a IoT, das atuais cerca de 100 para próximo de 500 pessoas até 2020.

A NEC continuará a desenvolver as mais avançadas tecnologias em áreas como o processamento de imagem, os sensores e a análise de dados, em conjunto com o desenvolvimento de novas soluções e parcerias. A empresa pretende tirar o máximo partido da utilização da IoT em diversas áreas relacionadas com as infraestruturas sociais, tais como a gestão do consumo de água, o controlo de trânsito, a gestão da segurança de comunidades e de infraestruturas chave e a gestão da energia, para além da utilização da IoT em ambientes corporativos por parte de fabricantes, distribuidores, empresas de transporte e outros.

Soluções IoT da NEC

As tecnologias de informação e comunicação têm tido um rápido crescimento à escala global e, como resultado, espera-se a produção, num futuro próximo, de um enorme volume de dados (big data). A tecnologia IoT abre caminho à recolha de dados de uma grande variedade de bens que não estavam habitualmente sujeitos a qualquer tipo de controlo. À medida que forem sendo efetuadas análises sofisticadas destes dados digitais, será possível, a partir das mesmas, encontrar novas formas de gerar valor acrescentado.

“Na emergente era da IoT, o valor acrescentado dos dados existentes no mundo digital será rapidamente incorporado na sociedade, na indústria e na vida reais. Isto dará origem a oportunidades para criar novo valor social, incentivar reformas da estrutura industrial e promover mudanças no processo de criação de conhecimento” explicou Takaaki Shimizu, Presidente Executivo e Chief Marketing Officer (CMO) da NEC. Referiu ainda, que “a NEC irá capitalizar sobre o seu vasto conjunto de referências no mercado e sobre as suas tecnologias líderes nas áreas das redes definidas por software (SDN), do big data, da cloud e da segurança, a fim de construir sistemas de IoT flexíveis e robustos”.

Para além da IoT Industrial da NEC para o setor fabril, a empresa vai trabalhar no sentido de ampliar a sua linha de soluções à medida, com vista a endereçar uma ampla gama de indústrias e áreas de negócio.

As novas soluções recentemente desenvolvidas são as seguintes:

    1. Solução de Previsão de Deslizamentos de Terra (para entidades governamentais e municípios) (Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2015)
      Adota uma nova tecnologia pioneira da NEC que calcula em tempo real e com elevada precisão, o risco de deslizamento de terras numa encosta, analisando o teor de humidade no solo. Esta tecnologia abre caminho para a instalação de sensores numa área mais alargada, sem acréscimo de custos face às tecnologias anteriores. Desta forma, viabiliza-se a identificação com uma elevada precisão das encostas que apresentam risco de deslizamento de terras.
    2. Solução de Previsão de Consumo de Água (Para municípios e entidades fornecedoras de serviços públicos de água)(Com lançamento previsto durante o ano de 2016).Com base nos registos do consumo de água ao longo do tempo, esta solução fornece uma previsão precisa e detalhada de qual a quantidade de água necessária na área abrangida pelo serviço. Assim, esta solução contribui para uma redução do volume de água a tratar e bombear desnecessariamente, conduzindo a uma redução do custo de energia consumida nestas operações.
    3. Solução de Previsão de Consumo de Energia Elétrica (Para os produtores e fornecedores de energia elétrica)
      (Lançado em Julho de 2015)

      Utiliza a tecnologia de aprendizagem mista heterogénea, uma das tecnologias originais big data da NEC, para prever a procura futura de energia em cada intervalo de tempo de meia hora, com base no histórico do consumo de energia, nas condições atmosféricas, no calendário e noutros dados. Isso ajuda os operadores a trabalhar de forma eficiente os planos de produção e de consumo de energia.
    4. Solução de Inspeção de Mercadorias com base em Imagens e no seu Peso (Para distribuidores)(Lançado em Julho de 2015) Aplica a tecnologia única de alta velocidade e de alta precisão de reconhecimento de imagem da NEC, em conjunto com uma balança, para identificar instantaneamente o tipo e quantidade de um artigo inspecionado. Não precisa de códigos de barras, nem de dados de identificação dos artigos ou da inspeção visual feita por humanos. A automatização deste controlo melhora a eficiência da expedição e da inspeção realizadas nos centros de distribuição, bem como a sua qualidade.

Solução de Deteção de VIP (Para os setores do retalho e dos serviços)

(Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2015)

Uma tecnologia que analisa dados de imagens captadas a partir de câmaras IP em lojas de retalho e hotéis. Através do uso da tecnologia de reconhecimento facial da NEC, líder mundial em termos de precisão, é possível ajudar a encontrar e atender os clientes VIP que visitam determinadas lojas e hotéis (*).Deteta também pessoas suspeitas a partir de um banco de imagens, contribuindo assim para a segurança das lojas.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário