NEC reforça automatização de redes baseadas em OpenFlow

9152
0
Share:

A NEC anunciou a introdução de melhorias na sua família de produtos para redes definidas por software, baseada na tecnologia ProgrammableFlow. Estas melhorias permitem às empresas e operadores automatizarem o fornecimento de serviços de rede de alto desempenho, nomeadamente em ambiente cloud. O anúncio inclui ainda o lançamento do UNIVERGE PF Series ProgrammableFlow Controller 3.0, o único controlador Openflow do setor que permite o desenho end-to-end de qualidade de serviço (QoS) e disponibiliza funcionalidades de gestão de rede que suportam múltiplas redes definidas por software a partir de uma única consola ou interface de programação de aplicação (API).

Com a versão 3.0, a NEC redefine o papel da rede, deixando de se focar sobretudo na conetividade e dando lugar a uma estrutura aberta, unificada e inteligente, que permite soluções cloud expansíveis e o provisionamento dinâmico de serviços no âmbito de uma estrutura de rede de múltiplas camadas e elevado desempenho.

“Estas melhorias introduzidas na série UNIVERGE PF da NEC vão ao encontro da necessidade crescente de redes virtuais, utilizando tecnologias OpenFlow no apoio aos centros de dados cloud e às redes empresariais”, afirma Hiroyuki Watanabe, diretor-geral, Soluções Globais, NEC. “Adicionalmente, dão resposta à necessidade de redução dos custos operacionais e de instalação, oferecendo em simultâneo maior segurança e qualidade.”

Com a nova série UNIVERGE PF com API integrada, os operadores de rede podem concentrar-se em projetos estratégicos reduzindo o trabalho de configuração. A estrutura API permite a aplicações de terceiros, como sistemas de orquestração ou de gestão de rede, interagirem diretamente com a rede através de uma abordagem funcional bem definida. Os sistemas de terceiros podem fazer pedidos à API para criar, editar e eliminar redes virtuais, bem como adicionar e remover políticas. Este novo modelo permite aos administradores de rede concentrarem-se nos novos serviços e não em tarefas morosas como a provisão de QoS e de isolamento de rede.

O ProgrammableFlow 3.0 aumenta a escalabilidade da estrutura de rede virtual e física ProgrammableFlow, permitindo às organizações adquirirem apenas a capacidade de rede de que precisam no momento, expandindo-a posteriormente de acordo com as suas necessidades futuras. Com este lançamento, o número de comutadores que podem ser controlados é bastante aumentado e os operadores podem construir redes com mais de 4096 configurações virtuais LAN (VLAN) ID.

O Controlador UNIVERGE PF6800 ProgrammableFlow melhorado já foi adotado pela NTT Communications no âmbito da sua plataforma de serviço “BizHosting Enterprise Cloud”. A BizHosting utiliza tecnologias OpenFlow para oferecer serviços cloud, aquém e além-fronteiras, que permitem operações integradas de numerosos centros de dados a nível nacional e internacional. Esta infraestrutura TIC de escala global é controlada de forma flexível e demora apenas alguns minutos a completar remotamente ligações entre centros de dados que, de forma convencional, demorariam vários dias.


Share:

Deixe o seu comentário