NEC realiza com Êxito Ensaios de Virtualização do Core de Rede Móvel em Ambiente Multivendor

7480
0
Share:

A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) e a NTT DOCOMO, INC. realizaram com êxito ensaios de virtualização do core de rede móvel num ambiente envolvendo múltiplos fornecedores. Além da NEC, também a Alcatel-Lucent, a Cisco, a Ericsson, a Huawei e a Nokia Networks participaram nos ensaios, com o objetivo de comprovar a interoperabilidade do core de rede móvel de próxima geração, baseado na tecnologia de virtualização de rede. Estes foram os maiores ensaios de Virtualização de Funções de Rede (NFV) já realizados pela indústria das telecomunicações. A NEC realizou ensaios com todas as empresas participantes.

No âmbito destes ensaios, o Evolved Packet Core (vEPC) da NEC funcionou com sucesso sobre as plataformas de virtualização implementadas por cada um dos fornecedores que participaram. Aplicações de todos os participantes funcionaram também sem problemas sobre a plataforma de virtualização da NEC. Além disso, a plataforma da NEC conseguiu sempre ajustar a sua capacidade de processamento para responder às exigências de tráfego e modificar rápida e automaticamente a sua configuração inicial para recuperar de uma falha de hardware, recorrendo a hardware alternativo, assegurando assim a continuidade e a estabilidade da transmissão de dados. O resultado destes ensaios vem demonstrar que existe um elevado grau de liberdade no recurso a combinações de elementos de diferentes fornecedores para a construção destes sistemas, o que permite aos fornecedores de serviços de comunicações de todo o mundo usufruir dos benefícios que vêm sendo prometidos pela virtualização.

No futuro, a NEC continuará a desenvolver redes otimizadas para os serviços prestados pelos fornecedores de serviços de comunicações, de forma flexível e rápida, proporcionando em simultâneo soluções que otimizam o custo total de propriedade, contribuindo assim para a inovação no sector das comunicações.

«Graças aos esforços de colaboração no sector das redes móveis, o NFV deixou de ser apenas um conceito futurista, para se afirmar como uma realidade. Estou muito satisfeito por termos verificado a viabilidade do NFV através das iniciativas que vários fornecedores desenvolveram com a NEC e com outros atores importantes da área das TICs,» afirmou o Sr. Seizo Onoe, Vice-presidente Executivo e Diretor de Tecnologia da DOCOMO.

«A NEC sente-se honrada por ter colaborado com a DOCOMO e com outros fornecedores importantes de todo o mundo, para concluir com êxito os ensaios das tecnologias de virtualização do core das redes móveis em ambientes com múltiplos fornecedores. A NEC realizou ensaios de interoperabilidade com todas as empresas participantes com excelentes resultados. Com base nas dificuldades e nos resultados obtidos nestes ensaios, planeamos iniciar consultas com os grupos de normalização, incluindo o ETSI ISG-NFV (O Grupo para as Especificações no Sector para a área da NFV) para assegurar que os fornecedores de serviços de comunicações de todo o mundo possam colher todos os benefícios das tecnologias de core de redes móveis baseadas no NFV» afirmou o Sr. Shunichiro Tejima, Vice-presidente Executivo da NEC.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário