12707 0

NEC potencia redes móveis com SON multi-fornecedor

A NEC Corporation anunciou a conclusão com êxito dos testes de campo das funcionalidades 3GPP SON (Self-Organizing Network) de HetNets (Heterogenous Networks) LTE comerciais, abrindo assim caminho para a utilização de tecnologias inovadoras multifornecedor nas redes dos operadores. No âmbito de vários testes realizados na Rússia e na Europa, o micro eNodeB (MB4310) tudo-em-um da NEC, foi ligado com êxito através de interfaces X2 num ambiente multifornecedor, com o objetivo de demonstrar as funcionalidades SON avançadas de plug-and-play e de auto-tuning.

Os operadores procuram uma cada vez maior abertura das suas redes com o intuito de incrementar a sua flexibilidade em termos de inovação e gestão e de diminuir a sua dependência de fornecedores únicos. As tecnologias SON multifornecedor são essenciais para diminuir os custos da configuração e manutenção de redes compostas por múltiplas camadas macrocell e small cell e, potencialmente, também por múltiplos operadores, num ambiente de rede partilhada.

As funcionalidades SON ajudam os operadores a implementar mais rapidamente, e a gerir mais eficientemente, os programas de implementação das estações base, possibilitando uma otimização dirigida à melhoria da experiência do cliente, para satisfazer os requisitos de cobertura e de capacidade inerentes à crescente utilização da largura de banda móvel.

«Os operadores procuram beneficiar dos mais elevados níveis de inovação que as redes multivendedor, verdadeiramente abertas e interoperáveis permitem ter, reduzindo simultaneamente os custos,» disse Katsumi Tanoue, assistant general manager of NEC’s Radio Access Network division. «Esta é atualmente a tendência mais importante no sector das telecomunicações móveis, estando a incentivar a adoção das tecnologias SDN e NFV, em adição às HetNets LTE, no desenvolvimento das quais a NEC está a desempenhar um importante papel.»

Através do seu vasto leque de competências na área do desenvolvimento e dos testes de campo da tecnologia SON, a NEC está a dar um contributo fundamental para o projeto Next Generation Mobile Network (NGMN) P-SmallCells, o qual está a impulsionar o desenvolvimento da SON multivendedor. No seguimento deste projeto, a NGMN Alliance publicou um relatório sobre as práticas recomendas na implementação do SON multivendedor*, que identifica potenciais problemas e soluções de interoperabilidade para a arquitetura SON multivendedor. A NEC, a Alcatel-Lucent, a Telecom Itália, a Eden Rock, a Cisco, a China Mobile Communications Corporation e a Telefónica encontram-se entre as organizações que contribuíram para o relatório.
Para mais informações sobre a solução LTE da NEC, por favor visite http://www.nec.com/lte.

Baseado no seu Plano de Gestão Intercalar de 2015, o Grupo NEC está a trabalhar para a segurança, eficiência e equidade social. A NEC pretende desenvolver soluções para diversos problemas, enquanto empresa que cria valor através da promoção das suas “Soluções para a Sociedade”, assentes em infraestruturas sociais avançadas utilizando as TIC.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

IBM anuncia parceria com rede VISA durante a inauguração oficial do Centro Watson IoT em Munique

A IBM e a rede VISA estão a colaborar num projeto completamente inovador que vai permitir introduzir experiências de pagamento seguras em toda a rede e a partir

Create It é Solutions Partner of the Year da Microsoft Portugal

A |create|it| foi reconhecida como Solutions Partner of the Year da Microsoft Portugal na edição de 2013 da Microsoft Worldwide Partner Conference, no dia 11 de Julho, em

QlikTech lança App que revela curiosidades sobre os Jogos Olímpicos de Inverno

Para celebrar os próximos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi, a QlikTech deu continuidade ao sucesso da sua Global Games App (criada para os Jogos Olímpicos

HP Portugal Premeia Inovação nas Empresas

A HP Portugal distinguiu 9 empresas pelos projetos mais inovadores desenvolvidos com tecnologia HP durante o ano de 2016, na 2º edição dos prémios HP Inovação que decorreu

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *