NEC potencia redes móveis com SON multi-fornecedor

7040
0
Share:

A NEC Corporation anunciou a conclusão com êxito dos testes de campo das funcionalidades 3GPP SON (Self-Organizing Network) de HetNets (Heterogenous Networks) LTE comerciais, abrindo assim caminho para a utilização de tecnologias inovadoras multifornecedor nas redes dos operadores. No âmbito de vários testes realizados na Rússia e na Europa, o micro eNodeB (MB4310) tudo-em-um da NEC, foi ligado com êxito através de interfaces X2 num ambiente multifornecedor, com o objetivo de demonstrar as funcionalidades SON avançadas de plug-and-play e de auto-tuning.

Os operadores procuram uma cada vez maior abertura das suas redes com o intuito de incrementar a sua flexibilidade em termos de inovação e gestão e de diminuir a sua dependência de fornecedores únicos. As tecnologias SON multifornecedor são essenciais para diminuir os custos da configuração e manutenção de redes compostas por múltiplas camadas macrocell e small cell e, potencialmente, também por múltiplos operadores, num ambiente de rede partilhada.

As funcionalidades SON ajudam os operadores a implementar mais rapidamente, e a gerir mais eficientemente, os programas de implementação das estações base, possibilitando uma otimização dirigida à melhoria da experiência do cliente, para satisfazer os requisitos de cobertura e de capacidade inerentes à crescente utilização da largura de banda móvel.

«Os operadores procuram beneficiar dos mais elevados níveis de inovação que as redes multivendedor, verdadeiramente abertas e interoperáveis permitem ter, reduzindo simultaneamente os custos,» disse Katsumi Tanoue, assistant general manager of NEC’s Radio Access Network division. «Esta é atualmente a tendência mais importante no sector das telecomunicações móveis, estando a incentivar a adoção das tecnologias SDN e NFV, em adição às HetNets LTE, no desenvolvimento das quais a NEC está a desempenhar um importante papel.»

Através do seu vasto leque de competências na área do desenvolvimento e dos testes de campo da tecnologia SON, a NEC está a dar um contributo fundamental para o projeto Next Generation Mobile Network (NGMN) P-SmallCells, o qual está a impulsionar o desenvolvimento da SON multivendedor. No seguimento deste projeto, a NGMN Alliance publicou um relatório sobre as práticas recomendas na implementação do SON multivendedor*, que identifica potenciais problemas e soluções de interoperabilidade para a arquitetura SON multivendedor. A NEC, a Alcatel-Lucent, a Telecom Itália, a Eden Rock, a Cisco, a China Mobile Communications Corporation e a Telefónica encontram-se entre as organizações que contribuíram para o relatório.
Para mais informações sobre a solução LTE da NEC, por favor visite http://www.nec.com/lte.

Baseado no seu Plano de Gestão Intercalar de 2015, o Grupo NEC está a trabalhar para a segurança, eficiência e equidade social. A NEC pretende desenvolver soluções para diversos problemas, enquanto empresa que cria valor através da promoção das suas “Soluções para a Sociedade”, assentes em infraestruturas sociais avançadas utilizando as TIC.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário