19206 0

NEC possibilita reduções nos custos de licenciamento de espetro e no consumo energético

A NEC anunciou o lançamento mundial das suas soluções de mobile backhaul para small cells – iPASOLINK 100A e 200A. Estas novas adições, nas frequências 6-42Ghz, à já abrangente família de soluções iPASOLINK para convergência entre a transmissão wireless e a transmissão ótica, ajudam a reduzir os custos em termos de licenciamento de espetro e de energia dos operadores móveis, melhorando a experiência dos seus clientes na utilização de uma vasta gama de serviços de dados móveis.

Estes produtos, juntamente com a linha de sistemas All Outdoor Radio (AOR) da NEC, recentemente anunciados, suportam esquemas de elevada modulação até 2048 QAM, para Ethernet nativa e transmissão TDM, permitindo assim enviar até mais 40% de dados do que os anteriores sistemas 256 QAM. Com este enorme avanço, no que respeita a eficiência de espetro, os operadores de redes móveis podem transportar mais tráfego usando uma única unidade de rádio, não sendo portanto necessário instalar múltiplos sistemas de micro-ondas e antenas, o que implicaria despesas anuais adicionais em cada local de instalação.

As soluções iPASOLINK 100A e 200A ajudam os operadores de redes móveis a aumentar a capacidade da rede, permitindo-lhes acompanhar o crescente uso de dados móveis, que incluem serviços de vídeo e aplicações móveis empresariais. Podem ser usadas para fazer o backhaul do tráfego de small cells para um ponto de agregação, nas mais variadas circunstâncias, e para o seu transporte numa questão de milissegundos para a rede core do operador, através do backbone.

Os produtos contam com uma Indoor Unit (IDU) leve e compacta, o que simplifica a sua instalação. Contam também com um novo sistema de refrigeração sem ventoinhas “free air”, um processamento digital altamente eficiente e tecnologias RF que contribuem para a redução do consumo de energia e dos requisitos de manutenção. Há ainda lugar a poupanças energéticas adicionais de cerca de 20% na Outdoor Unit (ODU) graças às suas capacidades de Adaptive Modulation Radio (AMR) e Automatic Transmit Power Control (ATPC).

Steve Walthew, Product Manager na Mobile Wireless Solutions Division da NEC referiu: “as licenças de utilização de espetro representam uma percentagem significativa dos custos totais da rede de backhaul. Soluções espectralmente mais eficientes – como o iPASOLINK 100A e o 200A – são cruciais para ajudar a escalar as redes de forma a responder às necessidades de aumento de capacidade, com contenção dos custos de capital e operacionais. Em muitos países, os operadores estão limitados pela quantidade de espetro disponível e é essencial fazer um uso mais eficiente da sua alocação, para melhorar a experiência dos clientes na utilização da rede e para otimizar a capacidade de lançar novos serviços de dados móveis geradores de receita”.

Estas são algumas das razões que levaram muitos operadores de telecomunicações de todo o mundo a selecionar a linha iPASOLINK da NEC com capacidade para uma modulação 2048 QAM. Atualmente, são mais de 10 mil os sistemas implementados globalmente.

A NEC esteve entre os primeiros fabricantes a desenvolverem um produto 2048 QAM em 2012 e comercializou rapidamente a tecnologia, implementando-a num conjunto alargado de produtos.

A NEC vai continuar a disponibilizar a mais avançada e mais abrangente gama de soluções de mobile backhaul do mercado.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Checkpoint Systems lança uma nova solução RFID Overhead EAS

A Checkpoint anunciou o lançamento da RFID Overhead EAS 2.0, uma solução que aumenta os benefícios da sua antecessora tanto em visibilidade de inventário como na prevenção da

Sandometal apoia Ordem dos Engenheiros 15ª Jornadas da Climatização

A Sandometal foi uma das empresas apoiantes das 15ª Jornadas  da Climatização da Ordem dos Engenheiros. As 15ª Jornadas  da Climatização da Ordem dos Engenheiros são da responsabilidade da

Grupo VEI com quatro empresas controladas ao ritmo PHC

A PHC anunciou que o Grupo VEI, entidade que se dedica à preparação especial de viaturas e máquinas, passou a utilizar o PHC Advanced CS, com os módulos

ATOS IT Challenge inicia a procura da melhor App de Gestão de Dados Pessoais

A Atos acaba de dar luz verde às inscrições para o seu quinto IT Challenge – A primeira Competição Internacional de IT para estudantes, que este ano atinge

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *