NEC Portugal implementa ligação micro-ondas de 176Km entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe

11968
0
Share:

A NEC Portugal implementou uma ligação rádio micro-ondas entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe, assegurando 20 canais de ligação a 2Mbps para comunicação móvel GSM e um mínimo de 300Mbps para comunicação de dados em tecnologia IP, na banda dos 4GHz, com modulação de 64QAM. Este projeto foi adjudicado pela CST (Companhia Santomense de Telecomunicações).

A ligação implementada cobre uma distância de 176km, sendo a mais longa ligação de rádio micro-ondas a 4Ghz com tecnologia IP, alguma vez implementada pela NEC sobre o mar. Anteriormente, a ligação à ilha do Príncipe estava suportada em tecnologia TDM, baseada apenas em canais de 2Mbps. A nova solução implementada pela NEC faz uso da tecnologia de Modulação Adaptativa (AMR), que permite uma transmissão estável mesmo em condições climatéricas adversas. Com isto, é possível atingir uma capacidade máxima de 560Mbps em condições climatéricas favoráveis, quase duplicando a largura de banda disponível para comunicação de dados, em relação à especificação inicial do projeto, que previa um mínimo de 300Mbps com uma modulação de 64QAM.

A NEC tem 20 anos de experiência no desenho, planeamento e implementação de projetos de micro-ondas em Portugal e em países de língua oficial Portuguesa, como Timor e agora São Tomé e Príncipe. A NEC implementou o projeto em apenas 5 semanas, utilizando o seu sistema de micro-ondas para ligações de longa distância, NEC DMR 5000iPS.

“Este aumento de capacidade na ligação entre as duas ilhas é um empreendimento ambicioso que tornou a ilha do Príncipe mais próxima da ilha de São Tomé, proporcionando um aumento de qualidade exponencial nos serviços de telecomunicações da ilha do Príncipe,” referiu Walker Viana, diretor técnico da CST.

“O desenho, planeamento e implementação de uma ligação com estas características, sobre o mar e para uma distância recorde, representa sempre um desafio, dada a necessidade de garantir os elevados níveis de desempenho e qualidade pelos quais a NEC é reconhecida no mercado. No entanto, tirando partido do avanço tecnológico dos seus equipamentos e da experiência acumulada pelos seus engenheiros ao longo de duas décadas de atividade, a NEC conseguiu responder a este desafio e estabelecer com sucesso esta ligação de grande capacidade entre as duas ilhas,” referiu João Paulo Fernandes, Diretor Geral de Vendas e Marketing da NEC Portugal.

A escolha recaiu sobre a NEC devido à qualidade dos equipamentos e do projeto de ligação apresentado, aliados à sua experiência na gestão e execução de projetos de transmissão rádio por feixes de micro-ondas, resultando numa solução verdadeiramente competitiva e capaz de garantir o elevado desempenho pretendido pela CST.

Uma jovem nação africana, que celebra este ano o seu 40º aniversário, São Tomé e Príncipe consiste de 2 ilhas de origem vulcânica e de um vasto número de pequenos ilhéus. É um importante produtor de cacau, possuindo também uma indústria de turismo em franca expansão. A produção comercial de petróleo está prevista começar dentro de alguns anos. Uma melhor cobertura móvel para serviços de voz e dados será um fator chave no suporte ao crescimento económico do País nestes e noutros setores.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário