Tecnologia da NEC permite que pigmentos se tornem marcas de identificação

A NEC anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de identificação de pontos de micro-dimensão em objetos – “micro-sized Identifier Dot on Things” (mIDot; pronuncia-se “my dot”) – que permite que pontos individuais escritos com canetas de tinta brilhante se tornem em marcas de identificação distintas.

O mIDot analisa imagens provenientes de uma câmara usando um algoritmo especializado que permite reconhecer rapidamente e com precisão, pequenos padrões existentes na tinta de pontos individuais, que são difíceis de duplicar ou de identificar a olho nu. Devido às partículas aleatórias na tinta, é improvável que se formem padrões idênticos, permitindo que cada ponto de 1 mm se torne numa das marcas de identificação mais pequenas e confiáveis do mundo.

Comparando com tecnologias convencionais, como códigos de barras, o mIDot não requer o uso de impressão ou cola. Os pontos podem ser facilmente aplicados a uma ampla gama de objetos através de máquinas automáticas, ou mesmo à mão, permitindo que a tecnologia seja usada convenientemente por qualquer pessoa, em qualquer lugar, a fim de identificar produtos ou bens. Além disso, os pontos podem ser identificados através do uso de uma base de dados na cloud, permitindo aos objetos físicos ficarem ligados a dados digitais.

“É esperado que esta tecnologia venha a ser utilizada numa ampla gama de aplicações, incluindo etiquetas de identificação de componentes eletrónicos ultrapequenos e produtos que são demasiado pequenos para o uso de códigos de barras; etiquetas para gerir mercadorias emprestadas ou retiradas; chaves e cartões usados para o controlo de acessos; e marcas de identificação para ligar objetos físicos a dados digitais na cloud“, afirmou Akio Yamada, Diretor Geral dos Laboratórios de Pesquisa de Dados Científicos da NEC Corporation.

Related Post

Brother lança Stampcreator SC-2000 USB

A Brother divulgou uma solução ideal para criar, num
Ler mais

Leave a Comment:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *