NEC lança primeira solução MVNO virtualizada do mundo

11792
0
Share:

A NEC Corporation  lançou a primeira solução Mobile Virtual Network Operator (vMVNO-SL) virtualizada do mundo que engloba Funções de Virtualização de Rede (NFV – Network Functions Virtualization).

A vMNVO-SL da NEC pode ser instalada num MVNO com o objetivo de fazer a ligação entre a rede do MVNO e a rede móvel de um operador. Deste modo, é possível obter melhorias ao nível da segurança e da certificação, bem como do controlo e da gestão da banda de comunicação e da utilização da rede.

Estas funções são conseguidas através da utilização de software que corre num servidor virtualizado de Arquitetura Intel (IA), o que ajuda a reduzir o custo do equipamento assim como o das operações. Além disso, estas funções reduzem o tempo despendido na aquisição de equipamentos, quando comparado com a construção dos sistemas convencionais dedicados.

A solução será disponibilizada como uma das Soluções NFV da área de Soluções SDN da NEC. As Redes Definidas por Software (Software-Defined Networking – SDN) são uma das principais áreas das “Soluções para a Sociedade” da NEC, que inclui a solução pioneira de virtual Evolved Packet Core (vEPC), bem como a solução virtualizada de Customer Premises Equipment (vCPE), que se encontra em fase de teste em colaboração com a Telefónica.

“Os operadores de MVNO são muitas vezes obrigados a introduzir sistemas de gateway para estabelecer ligações com as operadoras através da comunicação de dados de nível 2.”, explica Tsutomu Ookurano, senior manager da NEC. “Isto exige muito tempo e dinheiro, sendo ainda mais agravado pela necessidade de investimento em instalações e por rápidos aumentos nos custos operacionais. Além disso, os MVNOs enfrentam a procura de serviços mais flexíveis e escaláveis, por parte dos seus clientes, tais como gestão da sessão, gestão do endereço IP,  recolha de dados de faturação e controlo da segurança. Esta nova solução responde a estas necessidades e permite aos MVNOs fornecer os seus serviços originais mais facilmente”.

Características da Solução:

Suporta uma grande variedade de serviços móveis de MVNO

Esta nova solução oferece uma vasta gama de serviços essenciais para um MVNO, tais como restrições de tráfego / filtragem de dados de comunicação e recolha de informações de faturação. Além disso, esta solução permite a construção e manutenção de sistemas, de forma rápida e flexível, de modo a satisfazer as necessidades do maior número possível de utilizadores.

Reduz o custo total de operações (TCO) usando um servidor IA de utilização geral

1) Reduz o dispêndio de capital (CAPEX)

A solução adota NFV para implementar uma variedade de funções de rede numa infraestrutura virtual de servidores IA comerciais, de uso geral, incluindo as funções de MVNO-GW normalmente implementadas sobre hardware dedicado. Tal permite que os clientes comecem com uma estrutura de servidor único, ampliando os seus servidores de acordo com as necessidades do negócio, reduzindo assim significativamente as despesas de capital.

Adicionalmente, a solução aumenta a variedade do hardware de servidor que está disponível aos MVNOs, permitindo-lhes construir sistemas otimizados para o seu ambiente de negócio.

2) Reduz despesas operacionais (OPEX)

Esta solução permite que os MVNOs e os Operadores que suportam as Redes Virtuais Móveis (MVNE), assumam contratos de comunicação de dados de nível 2, onde os custos para estabelecer ligação com uma rede móvel de operador são mais reduzidos. Adicionalmente, os MVNOs e os MVNEs podem reduzir as despesas operacionais, integrando interfaces de linha 3G e LTE, bem como introduzir uma vasta gama de melhorias funcionais pela simples atualização do software.

Em termos de evolução futura, a NEC pretende continuar a oferecer soluções de SDN a empresas, entidades públicas, operadoras e centros de dados em todo o mundo, com o objetivo de fornecer sistemas que contribuam para a melhoria das empresas e comunidades.

Baseado no seu Plano de Gestão Intercalar de 2015, o Grupo NEC está a trabalhar para a segurança, eficiência e equidade social. A NEC pretende desenvolver soluções para diversos problemas, enquanto empresa que cria valor através da promoção das suas “Soluções para a Sociedade”, assentes em infraestruturas sociais avançadas utilizando as TIC.


Share:

Deixe o seu comentário