NEC lança “MasterScope Virtual DataCenter Automation”

6776
0
Share:

A NEC Corporation anunciou recentemente o lançamento do “MasterScope Virtual DataCenter Automation Ver 2.0”, um novo software para plataformas cloud que permite, de uma forma automática, a configuração, implementação e operação de ambientes cloud (Infrastructure as a Service) em datacenters de empresas e prestadores de serviços. A versão inicial deste software foi lançada para o mercado doméstico japonês, estando prevista a expansão da sua comercialização para outros mercados, incluindo a  América do Norte, Europa e APAC.

De acordo com Akinori Itou, Diretor Geral da Divisão de Sistemas de Software, Unidade de Negócio de Plataformas e Sistemas, “este novo software é o primeiro produto para plataformas cloud a utilizar a tecnologia de software-defined networking (SDN), onde a rede é controlada através de software, e está ligada ao Programmable Flow Controller PF6800, um produto que incorpora a tecnologia OpenFlow da NEC, permitindo o controlo centralizado de servidores e redes virtuais. A utilização deste novo software vai possibilitar automatizar operações para alterar as configurações de rede em resultado de solicitações, por parte dos utilizadores de servidores virtuais, da execução de operações sobre os mesmos, um processo até agora moroso para os administradores de servidores. Tal resultará na redução substancial não só do tempo despendido para iniciar a prestação do serviço, mas também dos custos para os operadores”.

Principais caraterísticas do produto:

1. Controlo centralizado de redes e servidores virtuais através da utilização de tecnologia OpenFlow

O software aloca automaticamente recursos virtuais geridos de forma centralizada, de acordo com as políticas previamente definidas, em resposta às solicitações, por parte dos utilizadores de servidores virtuais, para execução de operações sobre os mesmos. As redes virtuais são, então, geradas automaticamente para cada utilizador recorrendo aos recursos alocados e os switches OpenFlow são automaticamente configurados. Além disso, todas as configurações exigidas na utilização de servidores virtuais para as operações de trabalho atuais, tais como configurações de firewall, de balanceamento de carga, geração de servidor virtual, alocação de armazenamento, instalação de aplicações e configurações de vigilância são, igualmente, realizadas automaticamente. Estes procedimentos automáticos estão incluídos no pacote standard com cenários de utilização testados, tornando assim possível responder às solicitações dos utilizadores de forma mais rápida e com custos de operação mais reduzidos.

2. Gestão integrada de data centers dispersos geograficamente

Integrar a gestão de datacenters dispersos geograficamente também irá facilitar a operação de datacenters virtuais de larga escala com um máximo de 100 mil servidores virtuais.

A gestão integrada do software necessário para a configuração e implementação de servidores virtuais, que antes estavam sujeitos a uma gestão distribuída por cada datacenter, permitirá que qualquer datacenter responda a pedidos de criação de servidores virtuais, enquanto que  o aumento de escala conduzirá à uma redução dos custos de gestão.

3. Fornecimento de aplicações virtuais dedicadas à monitorização dos utilizadores do serviço

Graças à oferta de uma opção de serviço que permite que os gestores de operação utilizem funções de monitorização, não será necessário que os utilizadores do serviço possuam as suas próprias máquinas de monitorização. Os utilizadores do serviço serão também capazes de implementar os sistemas de monitorização num curto período de tempo.

No decorrer dos próximos três anos, a NEC espera vender 100 sistemas que combinem MasterScope Virtual DataCenter Automation e MasterScope Cloud Manager – que disponibilizam uma plataforma de portal self-service e funções de gestão de serviços cloud –a operadores de telecomunicações e fornecedores de serviços cloud, considerando a introdução de serviços de datacenters, de cloud privada e de cloud pública.  

Para mais informações sobre o MasterScope Virtual DataCenter Automation, por favor, aceda a: http://www.nec.com/masterscope/vdcautomation/


Share:

Deixe o seu comentário