NEC implementa infraestrutura de cidade inteligente em Lisboa

13024
0
Share:

A NEC anunciou que a sua filial NEC Portugal, assinou um contrato com o município de Lisboa para a implementação de um projeto de infraestrutura de cidade inteligente, destinado a melhorar a operação e a coordenação diária de múltiplos serviços municipais, reforçando a segurança e melhorando a Qualidade de Vida (QV) dos cidadãos. O início de funcionamento dos sistemas de infraestrutura a desenvolver pela NEC está previsto para o final de 2017.

A NEC irá utilizar a sua solução Cloud City Operations Center (CCOC) para integrar 10 sistemas internos geridos pela autarquia, e 30 sistemas externos geridos por vários parceiros do município, implementando um Centro de Operações Integrado dos Serviço Municipais, capaz de supervisionar toda a cidade. Para além disso, a NEC utilizará as suas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e de Internet das Coisas (IoT) para a recolha e análise em tempo real de informação de toda a cidade, contribuindo assim para a rápida prestação de serviços municipais em resposta a situações como veículos incorretamente estacionados, deteção de objetos suspeitos, e outras.

“Num esforço para melhorar o ambiente urbano à medida que a população da nossa cidade e o número de turistas aumentam, Lisboa está a trabalhar de forma empenhada no sentido de melhorar a Qualidade de Vida e reforçar a segurança”, afirmou Jorge Máximo, Vereador para o Desporto, Sistemas de Informação e Relação com o Munícipe da Camara Municipal de Lisboa. “Para acelerar a transformação digital da cidade como um todo, será utilizado o CCOC da NEC para efetuar a integração conjunta de dados ambientais, dados de várias entidades externas, dados de inúmeras aplicações departamentais municipais e dados coletados usando dispositivos IoT”.

“Estamos muito satisfeitos por poder contribuir para este projeto de infraestrutura de cidade inteligente em Lisboa”, disse Masahiro Ikeno, Presidente e CEO da NEC Europe Ltd. “Tirando partido do CCOC, a NEC planeia apoiar a cidade de Lisboa através do fornecimento das mais recentes tecnologias de informação e comunicação, incluindo tecnologias de IA e IoT”.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário