15908 0

NEC fornece sistema de controlo de desastres incorporando tecnologia de análise de comportamento de multidões

A NEC  recebeu uma encomenda para a implementação de um projeto abrangente de controlo de desastres no bairro de Toshima, em Tóquio, que irá incorporar uma das primeiras tecnologias de análise comportamental de multidões, utilizando imagens obtidas a partir de câmaras de segurança para entender o comportamento das multidões e detetar situações anómalas.

A tecnologia proprietária da NEC para a análise do comportamento de multidões, verifica alterações no comportamento de multidões sem identificar quaisquer indivíduos. Além disso, estima o grau de concentração da multidão e deteta situações anómalas, bem como alterações no fluxo normal de grupos de pessoas, recorrendo a imagens captadas através de câmaras de segurança.

O bairro de Toshima, em Tóquio, caracteriza-se por concentrações de pessoas em áreas específicas, especialmente na zona circundante da estação de Ikebukuro, usada diariamente por aproximadamente 2,5 milhões de passageiros. Num ambiente tão concorrido, é importante tomar medidas imediatas, caso se verifique algum desastre e, mesmo em condições normais, é essencial detetar rapidamente uma situação que possa originar algum acidente.

O sistema da NEC detetará anomalias em tempo real baseando-se em imagens das principais estações de caminhos-de-ferro e estradas do bairro, captadas com as recém-instaladas câmaras de segurança. No caso de qualquer anomalia, o sistema origina automaticamente um alerta para que se possa identificar rapidamente o local da ocorrência. Assim, poder-se-á prestar uma assistência e distribuir informação mais rapidamente, além de prevenir acidentes em áreas sobrelotadas. O sistema irá também reduzir o volume de trabalho dos profissionais que monitorizam as multidões.

“No âmbito da sua atividade dedicada às Soluções para a Sociedade, a NEC impulsiona o desenvolvimento de soluções de segurança, que constituem um pilar da sua estratégia global de crescimento. Estabelecemos um sistema de soluções designado por Cidades mais Seguras (*3), baseado no nosso historial de fornecimento de mais de 500 sistemas, em 40 países de todo o mundo. Este novo sistema no bairro de Toshima, em Tóquio, é uma parte importante do contributo da NEC para a criação de cidades mais seguras e protegidas”, explicou Kunio Kondo, senior vice president da NEC Corporation.

A tecnologia de análise de comportamento de multidões da NEC suporta a perspetiva da empresa no que respeita à construção de uma sociedade mais segura e protegida, bem como a sua visão para o desenvolvimento urbano até e para além de 2020, incluindo locais muito concorridos como as estações de caminhos-de-ferro, os aeroportos, os parques temáticos, os estádios e os pavilhões multiusos.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

OKI oferece 50% de desconto a Parceiros Shinrai em novas impressoras a cores e MFPs selecionados

A OKI está a oferecer, exclusivamente a Parceiros Shinrai e por tempo limitado, um desconto imbatível de 50% sobre o PVP em modelos selecionados da mais recente gama de

Mais de 1000 organizações juntaram-se à IBM no combate ao cibercrime

A IBM anunciou hoje que mais de 1000 entidades de 16 indústrias estão já a participar na plataforma colaborativa IBM X-Force Exchange, apenas um mês após o seu

Extreme Networks convoca canal de toda a Europa para uma jornada de formação

A Extreme Networks anuncia a realização de uma acção de formação em vendas orientada ao canal, gratuita e com um dia completo de duração. O objectivo deste seminário de

Cisco facilita a distribuição das aplicações em tempo real

A Cisco apresentou recentemente a plataforma Application Centric Infrastructure (ACI), com novos serviços profissionais para colaboração num ecossistema aberto de parceiros, que é um conjunto de novidades concebidas

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *