20079 0

NEC fornece rede com nova tecnologia SDN para a Estação de Comboios de Tóquio

A NEC está a construir para a empresa ferroviária East Japan Railway Company (JR East), uma rede de comunicações utilizando SDN (Software-Defined Networking, *1), na Estação de Comboios de Tóquio, uma das mais movimentadas em todo o mundo. Esta rede será a primeira (*2) infraestrutura de rede da indústria ferroviária a utilizar a tecnologia SDN.

A NEC já forneceu internacionalmente sistemas SDN a mais de 100 empresas, sendo este um dos pilares do seu programa «Solutions for Society» (Soluções para a Sociedade). A JR East optou por construir esta rede de estação como parte da infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação (TIC) destinada a suportar o atual lançamento de serviços de informação feitos à medida das necessidades dos clientes.

A Estação de Comboios de Tóquio é um importante terminal de transporte, onde uma extensa variedade de redes processa enormes volumes de dados provenientes de vários sistemas. A JR East optou por construir uma “rede de estação comum” utilizando o SDN, para que os serviços possam ser fornecidos de forma mais rápida e flexível.

As características-chave da rede de estação comum na Estação de Comboios de Tóquio são as seguintes:

1. Infraestrutura de rede de larga escala passível de ser partilhada por diversos sistemas através da utilização de SDN

A rede de estação comum utiliza a Série UNIVERGE PF da NEC, o primeiro produto comercial do mundo a suportar OpenFlow, uma tecnologia-chave para a implementação do SDN.

A virtualização da rede através do SDN possibilita a integração de toda a informação proveniente das redes individuais, incluindo as que servem os horários dos comboios, a vigilância das plataformas e as cancelas de acesso, permitindo a sua transmissão para a rede de estação comum.

2. Resposta mais rápida e flexível a novos serviços e mudanças no ambiente da estação de comboios

A rede de estação comum possibilitará o controlo integrado de toda a rede através da sua visualização. Isto torna possível a rápida construção, atualização e manutenção das redes de comunicações sem necessidade de alterar as redes físicas. Possibilita também acelerar o lançamento de novos serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes.

A NEC tem por objetivo capitalizar neste projeto para a Estação de Comboios de Tóquio da JR East para continuar a avançar com as suas soluções centradas em SDN para as empresas, escritórios públicos, operadores de telecomunicações e centros de dados em todo o mundo.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Sage One vai ter integração com o Google Drive

A Sage Portugal anunciou que a sua solução de faturação online – Sage One – vai ter integração com o Google Drive, a partir desta semana. O Sage

Instituto Europeu de Patentes reconhece Ericsson como líder em inovação 4G

Oito investigadores da Ericsson foram nomeados para o prestigiado ‘European Inventor Award for LTE’ pelo Instituto Europeu de Patentes, reconhecendo a empresa enquanto líder em inovação 4G. A

Altran forma engenheiros especializados em Big Data Analytics

A Altran, em parceria com NOVA LINCS da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, finalizou a primeira edição da Academia Big Data. Com a

TMN é a marca mais reconhecida pelos Portugueses

A TMN acaba de ser distinguida como a “Marca que Marca”, tendo registado em 2012 o maior índice de notoriedade espontânea em Portugal, na categoria Operadoras de Comunicações

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *