NEC e Red Hat desenvolvem soluções OpenStack NFV

7832
0
Share:

A NEC e a Red Hat anunciaram que vão colaborar no desenvolvimento conjunto de soluções de virtualização de funções de rede em OpenStack, de modo a oferecer soluções NFV (NFV – network functions virtualization) para operadores, suportadas sobre a Plataforma Red Hat Enterprise Linux OpenStack.

À medida que os fornecedores de serviços de comunicações (CSPs – communication service providers) transformam os seus negócios e modernizam as suas infraestruturas e ofertas, a nova tecnologia NFV permite-lhes oferecer serviços orientados para o cliente de uma forma mais simples e rápida e com maior escalabilidade em termos de crescimento da procura. As capacidades da solução NFV da NEC, integradas com a Plataforma Red Hat Enterprise Linux OpenStack, uma solução Infrastructure-as-a-Service (IaaS) altamente escalável, dão aos CSPs a capacidade de implementar com sucesso os seus planos de modernização.

A NEC e a Red Hat têm vindo a colaborar há mais de uma década no desenvolvimento conjunto de software open source. Nos últimos anos, as duas empresas concentraram os seus esforços na integração de sistemas NFV com OpenStack, tirando partido do vasto conhecimento da NEC em matéria de redes de telecomunicações. Isto permite acelerar as funcionalidades da tecnologia NFV sobre OpenStack e máquinas virtuais baseadas em Kernel (KVM – Kernel-based Virtual Machine), por forma a obter sistemas adequados à qualidade e à escala exigidos pelos CSPs, incluindo a aceleração do tráfego na rede através do Data Plane Development Kit (DPDK). Além disso, estes esforços beneficiam e contribuem para o enriquecimento da comunidade OpenStack, fazendo com que a Plataforma Red Hat Enterprise Linux OpenStack surja como uma plataforma cloud líder para NFV. Muitas das funcionalidades NFV que resultam diretamente desta colaboração estão já incluídas no recente lançamento da edição OpenStack Juno, ou estão programadas para ser incluídas na próxima edição OpenStack Kilo.

Presentemente, a Red Hat e a NEC têm como objetivo fornecer uma plataforma cloud para CSPs baseada em OpenStack, fiável, aberta e escalável, ajudando-os a tirar proveito de todo o potencial da tecnologia NFV. A integração do sistema NFV da NEC com a Plataforma Red Hat Enterprise Linux OpenStack será desenhada para disponibilizar uma solução de virtualização do core da rede móvel, também conhecida como Evolved Packet Core virtualizado ou vEPC, bem como uma solução de virtualização do equipamento colocado em casa dos clientes – Customer Premises Equipment (vCPE). A NEC e a Red Hat planeiam continuar a expandir a sua colaboração no sentido de integrarem e otimizarem a Plataforma Red Hat Enterprise Linux OpenStack com a solução NFV da NEC, contribuindo igualmente para as comunidades open source, incluindo OpenStack e Open Platform para NFV (OPNFV).

Declarações de suporte

Tim Yeaton, senior vice president, Infrastructure Business Group, Red Hat

“A NFV apresenta um enorme potencial para transformar a indústria das telecomunicações e mudar radicalmente a forma como os CSPs disponibilizam as soluções aos seus clientes. Há muito tempo que a NEC valoriza o poder do ‘open’, e tem sido sempre um excelente parceiro. Através desta colaboração alargada, a Red Hat está extremamente satisfeita por ir ao encontro do interesse dos CSPs em tecnologia NFV e plataformas cloud open source – e mais especificamente em OpenStack, enquanto procuram soluções que lhes permitam reduzir os custos e disponibilizar novas ofertas de elevado valor acrescentado.”

Atsuo Kawamura, senior vice president, NEC Corporation

“Através da nossa parceria continuada e de longo prazo com a Red Hat, estamos a trabalhar para construir uma norma industrial aberta, com um enorme potencial em termos de expansão da visibilidade da tecnologia NFV e da sua adoção. Sendo uma das dez principais empresas a contribuir para o OpenStack e um fornecedor de soluções de rede com provas dadas, a NEC pretende continuar a colaborar com a Red Hat de modo a levar a inovação à indústria das telecomunicações através do open source. A NEC tem comercializado soluções SDN/NFV, incluindo vEPC e vCPE, e irá continuar a liderar em termos de inovação, com um leque alargado de funções de rede virtualizadas que permitam uma maior agilidade, estabilidade e segurança dos serviços, bem como novas fontes de receita, ao mesmo tempo que dão a um maior número de clientes a capacidade de reduzirem de forma significativa o seu custo total de propriedade.”


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário