NEC e Portugal Telecom colaboram na virtualização de redes

7304
0
Share:

A NEC Corporation e a Portugal Telecom anunciam hoje um acordo de colaboração para avaliação da virtualização de redes em Centros de Dados e redes de Operador, com base na tecnologia “Software Defined Network” (SDN).

O acordo irá permitir que ambas as empresas testem e avaliem a viabilidade comercial e os benefícios resultantes da utilização de SDN nos centros de dados de um Operador. A NEC e a PT irão implementar a solução SDN com base nos comutadores e controlador da série “Programmable Flow” da NEC e irão testar a sua capacidade para superar os desafios económicos e operacionais das arquiteturas de rede tradicionais.

Adicionalmente, a NEC e a PT irão executar um estudo de caso conjunto, com o objetivo de identificar a utilização mais benéfica de SDN na infraestrutura de telecomunicações da PT.

A virtualização de redes através de SDN apresenta um extraordinário potencial, na medida em que permite uma utilização otimizada dos recursos de rede disponíveis, bem como uma maior flexibilidade e simplicidade na criação e gestão de novos serviços da rede e, ainda, uma redução do investimento necessário para a sua implementação e operação.

“A NEC é pioneira no desenvolvimento da tecnologia SDN aplicada a ambientes comerciais, tendo sido uma das primeiras empresas a lançar uma série de comutadores e controladores Openflow,” disse Naoki Iizuka, Presidente e CEO da NEC Europa. “Sentimo-nos honrados por trabalhar com a PT, um Operador líder global, e acreditamos firmemente que esta parceria irá acelerar a evolução e transformação da rede da PT.”

Para a Portugal Telecom, os desafios das redes existentes estão a levar a empresa a lidar com a configuração, operação e gestão de redes complexas e inflexíveis. Com esta parceria, a Portugal Telecom pretende analisar a forma como o SDN permitirá resolver estes desafios.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário