13677 0

NEC e Portugal Telecom colaboram na virtualização de redes

A NEC Corporation e a Portugal Telecom anunciam hoje um acordo de colaboração para avaliação da virtualização de redes em Centros de Dados e redes de Operador, com base na tecnologia “Software Defined Network” (SDN).

O acordo irá permitir que ambas as empresas testem e avaliem a viabilidade comercial e os benefícios resultantes da utilização de SDN nos centros de dados de um Operador. A NEC e a PT irão implementar a solução SDN com base nos comutadores e controlador da série “Programmable Flow” da NEC e irão testar a sua capacidade para superar os desafios económicos e operacionais das arquiteturas de rede tradicionais.

Adicionalmente, a NEC e a PT irão executar um estudo de caso conjunto, com o objetivo de identificar a utilização mais benéfica de SDN na infraestrutura de telecomunicações da PT.

A virtualização de redes através de SDN apresenta um extraordinário potencial, na medida em que permite uma utilização otimizada dos recursos de rede disponíveis, bem como uma maior flexibilidade e simplicidade na criação e gestão de novos serviços da rede e, ainda, uma redução do investimento necessário para a sua implementação e operação.

“A NEC é pioneira no desenvolvimento da tecnologia SDN aplicada a ambientes comerciais, tendo sido uma das primeiras empresas a lançar uma série de comutadores e controladores Openflow,” disse Naoki Iizuka, Presidente e CEO da NEC Europa. “Sentimo-nos honrados por trabalhar com a PT, um Operador líder global, e acreditamos firmemente que esta parceria irá acelerar a evolução e transformação da rede da PT.”

Para a Portugal Telecom, os desafios das redes existentes estão a levar a empresa a lidar com a configuração, operação e gestão de redes complexas e inflexíveis. Com esta parceria, a Portugal Telecom pretende analisar a forma como o SDN permitirá resolver estes desafios.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

CTO da NetApp apresenta as seis tendências das TI para 2015

Todos os elementos do universo das TI estão em transição. Desde os aparelhos de end-user, às redes, ao design de aplicações, software de servidores virtuais, design de servidores

Decunify estende área de negócio com Imaging & Printing

A Decunify acaba de lançar uma novidade no seu portfolio de soluções. Além das infraestruturas físicas de comunicações, datacenters, mobilidade, segurança, multimédia e business analytics e tendo como

Cabovisão renasce como NOWO

A NOWO apresenta-se hoje ao mercado na sequência do processo de rebranding levado a cabo pela Cabovisão com o objetivo de reposicionar a marca no mercado de telecomunicações.

Stonesoft lança ferramenta de testes de AET gratuita

A Stonesoft apresentou o Evader 2.01, a nova versão atualizada da primeira ferramenta de software de testes avançados de técnicas evasivas. Desde o seu lançamento inicial na conferência

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *