Connect with us

Leak Business

NEC e K-Opticom testam com sucesso sistema que combina tecnologia de virtualização e 10G-EPON

Patricia Fonseca

Publicado a

A NEC e a Netcracker Technology, anunciaram a concretização com sucesso de um teste, em colaboração com a K-Opticom, de um sistema que combina as tecnologias de virtualização de funções de rede (NFV) com as de rede ótica passiva 10G-Ethernet (EPON). O teste permitiu efetuar a primeira verificação alguma vez efetuada  (*), de que os equipamentos CPE virtualizados (vCPE) podem ser aplicados com sucesso em ligações Internet de 10 Gbps.

A K-Opticom é líder na prestação de serviços de telecomunicações com base na sua rede independente de fibra ótica. A empresa fornece o serviço de comunicação móvel “mineo” na qualidade de Operador de Rede Móvel Virtual (MVNO) e o serviço “eo denki”, um serviço de energia elétrica para uso doméstico.

O vCPE fornece o CPE e outros serviços de nível superior, como o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) e o NAT (Network Address Translation), a partir do centro de dados e através da Internet. O vCPE permite também a melhoria dos ambientes de comunicação domésticos, permitindo simplificar os equipamentos residenciais, e alcançar o seguinte:

Pelo estabelecimento das funções convencionais de CPE de forma virtual, através das funções de rede da K-Opticom, o vCPE permite o fornecimento constante de um ambiente de comunicações seguro. Além disso, possibilita também fornecer novos serviços como Video on Demand (VoD), armazenamento em cloud e controlo parental de forma rápida e simples.

O vCPE permite monitorizar remotamente as condições das comunicações em dispositivos como computadores, smartphones e tablets, a pedido do utilizador do serviço, facilitando a melhoria dos ambientes de comunicação e a rápida identificação e resolução de falhas.

Tendo em conta os resultados deste teste, estão a ser preparados outros testes para a aplicação em grande escala do vCPE a serviços internet de 10Gbps.

“O volume do tráfego das ligações para comunicações de uso doméstico está a aumentar de ano para ano e a K-Opticom estima que esses valores continuem a crescer. Por este motivo, estamos a considerar a prestação de um serviço de 10Gbps”, afirmou Takamitsu Fukunaga, Vice-Presidente Senior da K-Opticom Corporation. “Estamos empenhados em manter os nossos esforços, em conjunto com a NEC, para permitir a oferta deste serviço aos nossos clientes o mais rapidamente possível”.

“A NEC e a Netcracker estão muito satisfeitas por terem conduzido este teste juntamente com a K-Opticom, o primeiro do género, para avaliar se o vCPE pode ser aplicado a 10G-EPON”, disse Shigeru Okuya, Vice-Presidente Senior da NEC Corporation. “Daqui para a frente, vamos continuar a desenvolver soluções que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços da K-Opticom e a utilizar os resultados para fornecer soluções globais de SDN/NFV”.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias1 dia atrás

Plataforma de Endpoint da Kaspersky Lab reconhecida pela Gartner

O relatório avaliou as capacidades dos fornecedores em responder às necessidades de três diferentes tipos de organizações: Tipo A, focadas...

Notícias1 dia atrás

Commvault e Alibaba Cloud unem forças para acelerar a transformação digital em todo o mundo

A Commvault e a Alibaba Cloud anunciam uma parceria que permitirá tirar partido da tecnologia e das vantagens comerciais de cada...

Notícias2 dias atrás

Saphety e Teleflex Portugal e Espanha juntas em projeto de EDI no setor da Saúde

A Saphety no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, convidou, entre outras...

Notícias2 dias atrás

Portal da Informação Turística da NOS é case study no Congresso Mundial de Destinos Inteligentes

No próximo dia 26 de junho, a NOS participa no II Congresso Mundial da OMT (Organização Mundial de Turismo) de...

Notícias2 dias atrás

Samsung ganha distinção Marcas de Confiança

A Samsung foi galardoada, pela Marcas de Confiança, como a marca com melhor reputação ambiental em Portugal na categoria dos...

Notícias3 dias atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias4 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte4 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...