NEC e DOCOMO alcançam transmissão de dados seis vezes mais rápida entre máquinas virtuais

8448
0
Share:

A NEC Corporation e a NTT DOCOMO, INC. anunciaram a conclusão de testes que confirmaram a possibilidade de transmissão de dados entre várias máquinas virtuais com velocidades até seis vezes superiores, através da utilização de cartas de interface de rede (NICs) com capacidade de Virtual eXtensible Local Area Network (VXLAN) offloading.

Os testes comprovaram que um sistema cloud configurado com o OpenStack Neutron, o controlador de rede cloud open source presente no promissor software OpenStack de gestão de cloud, é capaz de garantir transmissões de dados até 16 Gbps, entre máquinas virtuais residentes em dois sistemas físicos diferentes.

A NEC e a DOCOMO desenvolveram uma solução de elevada disponibilidade para o processo de controlador de rede do OpenStack Neutron. Esta elevada disponibilidade resulta da capacidade de substituir instantaneamente um controlador de rede avariado por múltiplos controladores de rede. A combinação desta elevada disponibilidade com o incrível aumento na velocidade de transmissão de dados verificada nos testes, faz com que o OpenStack Neutron se encontre agora pronto para uso comercial, com o objetivo de garantir serviços cloud mais rápidos e mais estáveis. A DOCOMO espera apresentar comercialmente o OpenStack Neutron durante o ano fiscal que termina em março de 2016.

Os testes – os de maior escala envolvendo o OpenStack Neutron – foram conduzidos em cooperação com o National Institute of Information and Communications Technology, a VirtualTech Japan Inc., a NTT Advanced Technology Corporation, o Japan Advanced Institute of Science and Technology, a Universidade de Tóquio e a Dell Japan Inc. Nestes testes, foi utilizado o ambiente StarBED, uma plataforma para a simulação de ambientes de Internet com mais de 1.000 servidores físicos.

Mais especificamente, estes testes comprovaram:

  1. A estabilidade do Sistema para o provisionamento de até 5.000 máquinas virtuais em 100 servidores físicos.
  2. Os níveis de desempenho para NICs com VXLAN offloading.
  3. A configuração de redes com valores de transmissão superiores a 10 Gbps entre máquinas virtuais.
  4. A funcionalidade de elevada disponibilidade do OpenStack Neutron com várias redes virtuais separadas.

A NEC e a DOCOMO, no âmbito da sua participação na OpenStack Foundation desde 2012, têm vindo a disponibilizar especificações e códigos fonte a esta fundação, como, por exemplo, o General Bare-Metal Provisioning Framework, uma tecnologia de gestão de servidores físicos.

Tanto a NEC como a DOCOMO, continuarão a trabalhar em colaboração com a OpenStack Foundation, de forma a contribuir para a evolução dos serviços móveis baseados na cloud, que expectavelmente constituirão o grosso das aplicações potenciadas pelas redes móveis LTE- Advanced e 5G.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário