NEC e Avea melhoram cobertura no interior de edifícios

8272
0
Share:

A NEC anunciou que a Avea – a operadora móvel mais inovadora da Turquia – está a utilizar a sua solução líder de mercado para small cell gateways, para ajudar os seus clientes a melhorar a cobertura móvel de que dispõem em casa e no trabalho. A empresa deu ainda início a projetos-piloto de uma solução inovadora que reduz dramaticamente o custo das ligações empresariais multimodo 3G e 4G, para melhorar a produtividade no local de trabalho.

Os utilizadores da rede móvel deparam-se muitas vezes com dificuldades na utilização dos seus equipamentos móveis devido aos componentes usados na construção de muitas habitações e escritórios, tais como o cimento, a pedra, o ferro ou o vidro matizado, que, pelas suas propriedades físicas, bloqueiam o sinal rádio. Este problema é reforçado pelo facto de os sinais 3G e 4G, com frequências mais elevadas e menor cobertura, terem um nível de penetração no interior dos edifícios que é inferior ao das anteriores gerações tecnológicas.

A Avea vai usar a small cell gateway da NEC – que é instalada entre a rede core do operador e a rede de banda larga do Internet Service Provider – para gerir dezenas de milhar de femtocells residenciais e de small cells interiores empresariais, para endereçar este problema. Esta gateway irá agregar redes small cell numa interface Iu standard, ligada ao core da rede móvel para facilitar a implementação e a gestão por parte do operador.

A Avea concluiu com sucesso a fase de testes piloto da solução Enterprise RAN (E-RAN) da NEC, que proporciona conectividade LTE e 3G a empresas, de uma forma inovadora. Recorrendo à infraestrutura Ethernet existente, a E-RAN evita a despesa e o longo período de disrupção inerente à instalação de cabo coaxial, à passagem de cabos Ethernet CAT6/7 e ao planeamento especializado de rádio no interior dos edifícios. Uma vez que usa somente uma fração da energia de um sistema distribuído de antenas (Distributed Antenna System – DAS), eliminando a necessidade de ter sistemas de ar condicionado dedicados, os custos operacionais são fortemente reduzidos.

Segundo Cemal Baki, Director de Avea Network Technology Group Service & Product: “Estamos a assistir ao aparecimento de um novo e competitivo campo de batalha no mercado móvel. As pessoas já não estão somente preocupadas com o preço e com o alcance da cobertura exterior da rede do operador. Querem também uma excelente cobertura dentro de portas, dado ser aí que mais vezes utilizam os seus telefones móveis, bem como o conforto de saberem que têm acesso a um excelente serviço quando dele precisam. Estamos muito satisfeitos em trabalhar com uma empresa líder de mercado como a NEC para disponibilizarmos novos serviços residenciais de small cell e para iniciarmos projetos-piloto de nível empresarial para responder a estes novos requisitos”.

A Avea foi fundada em 2004. Como a mais nova operadora das três existentes na Turquia, a Avea gerou um novo ambiente competitivo no mercado. A empresa promove a mensagem de “Spirit of Innovation” (“Espirito de Inovação”) e está constantemente a investir em tecnologia e infraestrutura para responder às exigências dos utilizadores.

A E-RAN disponibiliza uma plataforma para suportar, na periferia da rede, aplicações inteligentes e baseadas na cloud, permitindo o fornecimento de novos serviços de convergência de TI e de comunicações. Ao integrar o servidor de small cell com a solução de comunicações unificadas e PBX existente nas instalações do cliente ou em regime de hosting, os colaboradores podem usar os seus smartphones como telefones de secretária, com funcionalidades avançadas, como sejam o reencaminhamento de chamadas para os membros da equipa que estejam contactáveis, as transferências internas e o reencaminhamento de chamadas internacionais com custos mais reduzidos. Esta plataforma, de fácil atualização e elevada escalabilidade, pode ainda ser usada para implementar, em qualquer smartphone, serviços baseados na presença e na localização dos colaboradores dentro dos edifícios, ou para prestar serviços VoIP ou vídeo com Qualidade de Serviço definida.

Martin Guthrie, Business Development Director na NEC, explicou: “A NEC instalou em todo o mundo mais de um milhão de pontos de acesso femtocell”. Verificamos agora um crescimento rápido no mercado empresarial, que é um mercado em franco crescimento para os operadores. A NEC conta com um vasto ecossistema de serviços empresariais de comunicação, que permite que os operadores disponibilizem aos seus clientes serviços convergentes de banda larga fixa e móvel para melhorar a produtividade nas empresas”.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário