22213 0

NEC desenvolve tecnologia de software capaz de integrar diferentes redes para promover a utilização de SDN

A NEC anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de software capaz de configurar redes WAN de uma forma eficiente, através da integração e da gestão de múltiplos e diferentes tipos de redes, incluindo redes óticas e sem fios, com o objetivo de permitir que os fornecedores de serviços e os operadores de telecomunicações utilizem Software-Defined Networking (SDN).

Esta tecnologia recém-desenvolvida utiliza expressões standard para definir informações sobre a configuração da rede, incluindo os meios de ligação entre equipamentos de rede e os caminhos de comunicação entre os diferentes tipos de redes. Desta forma, as redes podem ser combinadas usando operações standard, tornando mais fácil a sua configuração, operação e gestão. Por sua vez, os fornecedores de serviços poderão configurar facilmente as suas próprias redes individuais, de forma integrada com as diversas redes fornecidas pelos operadores de telecomunicações. Ao mesmo tempo, os operadores de telecomunicações poderão oferecer, de forma mais fácil e rápida, redes virtuais combinando diversas tecnologias, como por exemplo ótica, de pacotes e sem fios.

Com o aparecimento de novos serviços de telecomunicações e o desenvolvimento de serviços assentes em infraestruturas de rede social, há uma necessidade crescente de garantir mecanismos seguros, fiáveis e estáveis para operar e gerir as redes.

Uma vez que as redes WAN que sustentam estes tipos de serviços são constituídas por vários e diferentes tipos de redes, incluindo redes óticas e redes sem fios, tornou-se imperativo conseguir operar estas redes de uma forma flexível e conseguir geri-las de uma forma eficiente, de modo a dar resposta às configurações e alterações de rede que são necessárias quando são lançados novos serviços de comunicações.

Esta tecnologia gere redes óticas, sem fios e outros tipos de redes, estabelecendo definições standard – que incluem informações essenciais sobre a configuração de equipamentos partilhados e sobre o estado das comunicações – e armazenando-as numa base de dados. Restringindo a três – agregação, ligação e segmentação – as operações necessárias à configuração básica da rede, é possível criar redes virtuais que incorporem vários e diferentes tipos de redes, através de uma combinação destas operações.

Através da aplicação da tecnologia de software acima mencionada a redes óticas, sem fios e de outros tipos, será possível integrar o meio de ligação entre equipamentos (informações de topologia) e os caminhos na rede (informação de caminho), confirmando ligações entre as redes.

“No futuro, prevemos que o software de controlo SDN baseado nesta tecnologia permitirá aos fornecedores de serviços configurarem facilmente as suas próprias redes a partir da Internet,” comentou Akio Yamada, General Manager de Knowledge Discovery Research Laboratories, NEC Corporation. “Entretanto, as empresas de telecomunicações serão capazes de disponibilizar redes virtuais e de combinar de uma forma flexível os dispositivos de rede que endereçam as necessidades dos fornecedores de serviços, mantendo baixos custos de configuração.”

A NEC apresentou estes resultados na forma de open source software (OSS)


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

IBM é líder em Social Business pelo quinto ano consecutivo

A IBM anunciou hoje que a International Data Corporation (IDC) reconheceu a empresa como número um no mercado mundial em Enterprise Social Sotfware pelo quinto ano consecutivo. De

NEC lança novo projetor de instalação a laser

A NEC apresenta o projetor a laser PX1004UL. Este modelo oferece um vasto leque de benefícios de visualização, graças a funcionalidades que incluem uma impressionante qualidade de imagem com

Toshiba aposta na impressão a partir de dispositivos móveis com a app gratuita e-BRIDGE Print & Capture Lite

A Toshiba anuncia a aplicação gratuita e-BRIDGE Print & Capture Lite para impressão a partir de dispositivos móveis Android e iOS ligados em redes locais a multifunções Toshiba

CESCE SI reforça portfolio com potente gama de soluções de infraestrutura da HDS

A CESCE SI reforça o seu portfolio com o recente anúncio efectuado pela HDS, onde esta afirma estar a dar um salto em frente na sua liderança tecnológica

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *