NEC desenvolve tecnologia de encriptação autenticada para sensores e dispositivos da Internet of Things (IoT)

9856
0
Share:

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento da tecnologia Offset Two-round (OTR), uma tecnologia de encriptação autenticada que reduz a complexidade computacional em aproximadamente 50%, relativamente às tecnologias convencionais.

Esta tecnologia permite o uso de uma encriptação autenticada altamente segura quando sensores ou outros dispositivos com um processamento restrito de dados são ligados através da Internet of Things (IoT).

A tecnologia OTR ultrapassou com sucesso a primeira ronda de seleção do Concurso para Encriptação Autenticada: Segurança, Aplicabilidade e Robustez (CAESER), um concurso de encriptação autenticada financiado pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), dos Estados Unidos da América. A passagem da primeira ronda da competição é um passo importante para  obter uma recomendação enquanto tecnologia de encriptação autenticada de próxima geração. Após uma nova ronda de avaliação, os finalistas da competição CAESER serão selecionados em 2016, terminando esta competição em Dezembro de 2017, altura em que será decidida qual a tecnologia de encriptação autenticada de próxima geração que será selecionada.

“Olhando para o futuro, para além de ter por objetivo a sua seleção no CAESER como a tecnologia de encriptação autenticada de próxima geração, a NEC continuará a avançar na investigação destas tecnologias como forma de aumentar a segurança das suas Soluções para a Sociedade”, disse Motoo Nishihara, Diretor-geral dos Knowledge Discovery Research Laboratories da NEC Corporation.

As principais características desta nova tecnologia são as seguintes:

Desenvolvimento de tecnologia de encriptação autenticada com baixa complexidade computacional.

A NEC desenvolveu a tecnologia de encriptação autenticada Offset Two-round (OTR), que utiliza uma cifra de bloco e realiza tanto a encriptação (confidencialidade) como a autenticação de mensagens (integridade) de forma eficiente. Isto contrasta com os métodos convencionais, nos quais a autenticação requer a mesma complexidade computacional que a encriptação. A tecnologia OTR é um modo de operação criativo por cifra de bloco que combina o processo de encriptação e o de criação da etiqueta de autenticação num único processo, reduzindo assim a complexidade computacional para metade.

A OTR também permite o processamento de dados a alta velocidade através de processamento paralelo. Além disso, visto a OTR utilizar a função de encriptação por cifras de bloco para a desencriptação dos dados recebidos, elimina por essa via a necessidade de implementar uma função específica de desencriptação por cifra de bloco. Isso ajuda a reduzir a dimensão e a escala dos programas e dos circuitos e viabiliza a sua implementação em sensores e dispositivos miniaturizados.

AES-OTR: OTR que utiliza a cifra de bloco Advanced Encryption Standard (AES)

A AES-OTR garante a segurança da encriptação autenticada como um todo, com base na segurança da AES, ao mesmo tempo que permite uma encriptação autenticada mais eficiente do que as tecnologias convencionais. Isto é conseguido através da utilização dos meios de implementação da AES atualmente desenvolvidos, tais como os circuitos e instruções especiais de processadores e software. O desempenho de alta velocidade da AES-OTR também foi verificado.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário