12610 0

NEC desenvolve supercomputador vetorial de próxima geração

A NEC Corporation anunciou o início do desenvolvimento de um supercomputador vetorial de próxima geração. O novo modelo será o sucessor do supercomputador SX-ACE. Com esta máquina vetorial de próxima geração, a NEC visa atingir um desempenho por rack mais de 10 vezes (*1) superior ao do modelo atual, e um desempenho máximo de sistema 100 vezes superior, resultando numa melhoria de dezenas de petaflops na velocidade de processamento (*2).

A NEC pretende aproveitar o know-how e as tecnologias usadas no desenvolvimento do SX-ACE para reduzir o consumo energético e o espaço ocupado, permitindo assim melhorias significativas na eficiência operacional. Concretamente, a empresa quer desenvolver um supercomputador que consuma menos de 10% (*3) de energia, comparativamente com o modelo atual, e que ocupe menos de um trigésimo do espaço (*3). O anterior supercomputador requeria um espaço semelhante a uma sala de reuniões para aproximadamente 10 pessoas. Em contraste, as dimensões compactas do novo supercomputador permitem que os utilizadores o instalem em áreas tão reduzidas como uma normal secretária de escritório. Os custos energéticos serão ainda inferiores a um décimo (*4) dos verificados no modelo atual.

Além disso, a NEC planeia lançar uma linha completa de supercomputadores vetoriais de próxima geração. Esta linha vai garantir um abrangente conjunto de opções de desempenho para as mais variadas aplicações, desde aplicações para investigação individual, até aplicações em centros de dados que processam grandes volumes de dados. A oferta da NEC reflete as expectativas da empresa no que respeita ao uso transversal de tecnologia vetorial em mercados de big data, entre os quais se inclui o de análise de imagens e de grandes volumes de dados.

“Para além das atividades relacionadas com a mais avançada investigação e desenvolvimento, tais como a previsão de alterações climáticas, ou o desenho de novos modelos na indústria automóvel e na aeronáutica, a NEC quer expandir as áreas de aplicação dos supercomputadores para incluir o desenvolvimento urbano, ajudando a melhorar a protecção e a segurança, bem como os sistemas que suportam níveis mais elevados de atividade económica”, referiu Shinichi Shoji, executive vice president da NEC Corporation. “Ao fazê-lo, esperamos contribuir para a evolução da infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação e contribuir para a sociedade, para os negócios e para o dia-a-dia das pessoas”.

 


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Novo SUSE Linux Enterprise Server para aplicações SAP já disponível

A SUSE anunciou a disponibilidade do SUSE Linux Enterprise Server para aplicações SAP, baseado no SUSE Linux Enterprise 12 Service Pack 1, como novas funcionalidades para um desenvolvimento

Kaspersky Lab estabelece acordo em Portugal com a ATEC para a certificação dos seus parceiros

A Kaspersky Lab acaba de estabelecer em Portugal um acordo de parceria com a ATEC – Academia de Formação, ao abrigo do qual esta última incluirá na sua

Estudo da Accenture: As organizações globais revelam falhas na mitigação do risco de ciberataques

Segundo um estudo recente da Accenture que analisa o comportamento das organizações na era digital, quase dois terços (63%) das organizações sofrem ciberataques numa base diária ou semanal.

Outlook.com com novo formato de publicidade interactiva

A Microsoft Advertising lançou o VersaTiles, um novo formato de publicidade interativa no Outlook.com que permite uma melhor segmentação de conteúdos e gerar maior impacto nas campanhas online.

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *