16393 0

NEC desenvolve software que permite otimizar o desempenho de redes SDN

A NEC Corporation desenvolveu uma tecnologia de software que permite verificar rapidamente a eficácia da operação das redes definidas por software (SDN). Esta tecnologia analisa o software que controla as rotas utilizadas pelos pacotes de dados ao atravessar uma rede e verifica todos os estados de rede que são atualizados por esse software, assegurando assim a construção de uma rede com maior fiabilidade e disponibilidade.

Quando comparada com outras tecnologias convencionais de verificação, tal como o algoritmo depth-first search (DFS), a nova tecnologia permite uma verificação de rotas aproximadamente dez vezes mais rápida, permitindo a redução do tempo necessário para construir uma rede e melhorando também a sua fiabilidade e a sua disponibilidade.

As principais funcionalidades do novo software são as seguintes:

1) Dispensa a verificação de estados de rede idênticos

A nova tecnologia dispensa a verificação dos estados de rede que são idênticos aos que já foram verificados. Isto elimina redundâncias ao nível do processamento e reduz o tempo necessário para a verificação.

2) A verificação realiza-se tendo em consideração a sequência de transferência dos pacotes de comunicação

Os pacotes de comunicação passam pelos switches da rede com múltiplas ordens de chegada. Quando múltiplos pacotes de comunicação são transferidos para o mesmo destino, as tecnologias convencionais verificam todos os estados de rede, com base nas diversas ordens de chegada dos pacotes quando passam pelos switches. A tecnologia recentemente desenvolvida verifica apenas uma ordem de transferência, seja ela qual for, reduzindo assim, de forma significativa, o tempo necessário para a verificação.

3) Diferentes pacotes com o mesmo percurso são verificados simultaneamente

As tecnologias convencionais verificam as operações para cada atributo dos pacotes de comunicação, tais como o endereço de destino, o que consome muito tempo.

A tecnologia recentemente desenvolvida pela NEC processa em conjunto todas as verificações dos pacotes de comunicação que tenham um atributo em comum, tais como o endereço de destino. Isto permite a redução significativa no número dos estados de rede que precisam de ser verificados, resultando na melhoria da eficiência da verificação.

«Nos últimos anos, tanto as empresas como os serviços públicos procuram fazer uma administração eficiente das redes e uma introdução imediata de serviços, estando as expetativas a aumentar em relação ao SDN, pela sua capacidade de responder de forma flexível a essas necessidades, através de software aplicacional,» afirmou Akio Yamada, Diretor Geral dos Knowledge Discovery Research Laboratories, da NEC Corporation. «Esta nova tecnologia que desenvolvemos, permite reduzir o tempo de verificação operacional do software que controla as redes SDN, possibilitando assim o fornecimento de serviços de rede com maior fiabilidade e disponibilidade.»

Este projeto foi desenvolvido no âmbito do programa «Research and Development of Network Virtualization Technology» do Ministério do Interior e das Comunicações.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Commvault amplia capacidades de proteção empresarial com a Plataforma de Dados Commvault e Nutanix

A Commvault anuncia a introdução de inovações na Plataforma de Dados Commvault para ampliar as capacidades de gestão de snapshots e incluir a Plataforma de Computação Xtreme (XCP) da

Konica Minolta cresce pelo sétimo ano consecutivo em Portugal

A Konica Minolta fechou o ano fiscal de 2015 com vendas na ordem dos 23,425 M€, o que corresponde a um crescimento de 2,6% face ao ano anterior.

NEC e Grupo Telenor assinam acordo global para fornecimento de soluções end-to-end para a rede de transporte

A NEC Corporation, juntamente com a Juniper Networks e a Infinera, anunciou a assinatura de um acordo global com o Grupo Telenor, um operador global de telecomunicações com

Alexandre Ramos da Lusitania Seguros eleito melhor CIO de Portugal

A CIONET elegeu os melhores profissionais do setor das Tecnologias de Informação de 2013 em Portugal, tendo atribuído a Alexandre Ramos, Diretor de TI da Lusitania Seguros, o

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *