29585 0

NEC é cofundadora de novo grupo industrial para melhorar a interoperabilidade das soluções para cidades inteligentes

A NEC anunciou que a NEC Laboratories Europe é um dos cinco membros do European Telecommunications Standards Institute (ETSI) que iniciou um novo Grupo ETSI de Especificação industrial sobre Gestão de Informação de Contexto (ISG CIM), em conjunto com a organização Open & Agile Smart Cities (OASC).

O ISG CIM especificará padrões abertos para a camada de gestão de informações de contexto, que será executada sobre plataformas IoT, permitindo a implementação de aplicações inteligentes com capacidade de responder de acordo com as variações de contexto. Esta camada de gestão de informações de contexto acede e atualiza informações provenientes de diferentes fontes (redes IoT e sistemas de informação), que compreendem a semântica da informação, incluindo a fonte dos dados, o seu tempo de validade, a sua propriedade e muitos mais. Isto aumentará drasticamente a interoperabilidade das aplicações, ajudando as cidades inteligentes a integrar os serviços existentes e permitindo a implementação de novos serviços de terceiros.

As cidades têm vindo a trabalhar para utilizar serviços digitais para promover a qualidade de vida dos seus habitantes, a eficiência das suas operações, o crescimento das suas economias e o aumento da sua sustentabilidade. Atualmente, os sistemas de telecomunicações, as bases de dados de infraestruturas urbanas, os sistemas de gestão de tráfego automóvel e as novas soluções de Internet das Coisas (IoT), todas têm as suas próprias especificações, e as cidades inteligente são por isso travadas pela falta de interoperabilidade na troca de informação entre estas diferentes plataformas – questões que o novo ISG CIM pretende superar.

O foco do grupo será a colaboração com outras atividades de estandardização em áreas afins, incluindo o ETSI TC SmartM2M e o ETSI PP oneM2M. Grupos como o EIP-SCC, W3C ou ITU-T, e plataformas de software open source IoT como FIWARE e OM2M, serão seguidas de perto. O objetivo é interoperar e reutilizar o trabalho existente tanto quanto possível. O trabalho do ISG CIM visa alinhar-se com as políticas de normalização da UE para o mercado único digital.

Os cinco membros ETSI do novo ISG CIM são a Easy Global Market, a imec, a NEC, a Orange e a Telefonica. Para além do foco inicial nas cidades inteligentes, a abordagem será transmissível a outras aplicações, como por exemplo, a agricultura e a indústria inteligentes.

Organizações de todas as áreas serão bem-vindas à iniciativa ISG CIM: membros ETSI e não-ETSI, incluindo organizações de pesquisa, empresas de desenvolvimento de software e integradores de sistemas, PMEs, parceiros industriais, grupos de cidades e outras partes interessadas.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Eros lacus primis magna leo natoque

Dictum convallis primis dignissim natoque suscipit sociis ligula lacinia sem taciti senectus felis feugiat nam massa ac mattis dictumst etiam lorem leo mattis imperdiet ultricies tellus natoque senectus

QNAP expande TS-ECx80U Series com NAS de classe empresarial com Intel Core i3.docx

A QNAP anunciou hoje os modelos com 16 baías e 24 baías da sua série de NAS de classe empresarial TX-ECx80U. Com um processador IntelCore i3 3.5 GHz

Exclusive Group assegura novo Investimento para suportar a sua estratégia de crescimento

O Exclusive Group anunciou que recebeu um novo e substancial investimento corporativo da Cobepa, que vai ficar com uma grande percentagem de participação do negócio. A Cobepa, uma

EMC anuncia a EMC Elastic Cloud 2.0

A EMC Corporation anunciou que está a lançar a mais recente versão do seu software de armazenamento na cloud à dimensão da Web, EMC Elastic Cloud (ECS) 2.0.

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *