NEC apresenta soluções com vista à inovação de serviços no Mobile World Congress 2014

8448
0
Share:

A NEC Corporation vai apresentar, no Mobile World Congress 2014, o seu portefólio de soluções concebidas com o objetivo de  aumentar a agilidade dos serviços, melhorar as receitas das operadoras de telecomunicações e responder de forma eficaz em custos à crescente procura de capacidade móvel.

O portefólio de soluções de Software-Defined Networking (SDN) e de Network Functions Virtualization (NFV) da NEC serão o foco principal da apresentação, incluindo demonstrações da primeira solução mundial de virtual Evolved Packet Core (vEPC) disponível comercialmente e de virtualized Customer Premises Equipment (vCPE).

O EPC é provavelmente um dos primeiros elementos de rede que as operadoras irão virtualizar para responder ao crescimento do tráfego e da procura de dados, na sequência do lançamento dos seus serviços de LTE. O vEPC da NEC já foi implementado em Myanmar – um dos mercados em crescimento mais promissores da Ásia – como parte de um projeto nacional para dar suporte aos serviços de LTE e linhas telefónicas fixas de banda larga, através de uma rede de fibra ótica de alta velocidade.

A solução de vCPE da NEC permite transferir as funções IP residentes no equipamento local do cliente para a rede de uma operadora de telecomunicações. Tal permite às operadoras implementar serviços rapidamente, bem como melhorar as operações e a manutenção da rede. Permite, também, às operadoras fornecer novos serviços – como a IPTV de Alta Definição, a telepresença e a banda larga sobre fibra ótica de alta velocidade – de forma mais eficaz, em termos de custos, e com menor dependência do equipamento a instalar em casa do cliente. Adicionalmente, aumenta a capacidade de resolver problemas técnicos remotamente, reduzindo, desta forma, os custos de capital e operacionais associados ao lançamento de novos serviços, ao mesmo tempo que acelera o seu time-to-market.

Adicionalmente, a NEC irá apresentar o seu Sistema de Gestão de Tráfego (TMS) e os Sistemas de Gestão e de Operação de Telecomunicações da sua afiliada NetCracker (TOMS), que oferecem um controlo centralizado e end-to-end das redes das operadoras e optimizam os fluxos de tráfego em ambientes muito congestionados por forma a satisfazer os mais rigorosos Acordos de Nível de Serviço (SLAs). Isto permite às operadoras diferenciar-se com base na Qualidade do Serviço (QoS) prestado, aos prestadores de serviços assegurar largura de banda e a opção de cobrança em função de utilização, e aos consumidores o benefício de uma maior segurança e de uma Qualidade de Experiência (QoE) mais consistente.

As outras soluções da NEC que irão ser apresentadas no Mobile World Congress 2014 incluem:

Infraestrutura de Data Centre de operadores

A NEC vai apresentar soluções especializadas que diminuem o consumo de eletricidade e reduzem significativamente as pegadas físicas dos data centres, pela combinação dos mais recentes desenvolvimentos no domínio dos servidores, em termos de conservação de energia e de elevados níveis de integração, com um “sistema de refrigeração por mudança de fase”, que remove o calor gerado a partir da vaporização e liquefação de substâncias de refrigeração. A NEC vai também apresentar as suas tecnologias de Programmable Flow Controller (PFC) e Programmable Flow Switch (PFS), os primeiros produtos comercializados com base na norma OpenFlow.

Solução de Data Center Virtual

O vDC da NEC simplifica o desenho e a operação das redes, além de proporcionar a visualização da rede e flexibilidade na sua configuração. Esta gestão centralizada dos múltiplos recursos do data centre contribui para a redução significativa do tempo de resposta, a expansão das receitas e a redução das despesas operacionais das operadoras e dos prestadores de serviços.

Soluções Enterprise-RAN (E-RAN)

A NEC vai apresentar um sistema pioneiro de comunicações de múltiplo acesso Enterprise-RAN (E-RAN), oferecendo, para grandes empresas, cobertura móvel indoor de forma rentável.

Infraestrutura de Medição Avançada (AMI)

O contador de eletricidade inteligente da NEC com um módulo de comunicação incorporado vai ser apresentado como uma aplicação de M2M.

Solução de Análise de big data

A NEC vai apresentar uma vasta gama de tecnologias de big data desenvolvidas de modo independente, que incluem soluções de gestão da taxa de churn utilizando ferramentas analíticas de big data para as operadoras de telecomunicações melhor compreenderem os seus clientes.

Serviço de Reconhecimento de Imagem, “GAZIRU”

O serviço GAZIRU da NEC é um serviço de reconhecimento de imagens para smartphones e dispositivos móveis. Pode fornecer informação detalhada sobre um vasto leque de temas que aparecem em fotos tiradas com a câmara do smartphone. O serviço utiliza um motor de reconhecimento de imagem de alta precisão, desenvolvido de forma independente, para fazer corresponder as fotos com dados de imagens previamente armazenadas na cloud ou num dispositivo.

Takayuki Morita, vice-presidente executivo da NEC, comentou: “o Mobile World Congress oferece uma oportunidade ideal para a NEC mostrar a sua capacidade de ajudar as operadoras de telecomunicações a antecipar e a satisfazer de forma rentável as exigências de cobertura e de capacidade dos consumidores na era dos dados móveis. Com a utilização das nossas soluções inovadoras de SDN, NFV e soluções relacionadas, as operadoras podem alcançar um controlo sem precedentes sobre a escala, o âmbito e a velocidade das suas redes, tanto hoje como no futuro”.

A NEC vai receber os visitantes do Mobile World Congress na Fira Gran Via, em Barcelona, de 24 a 27 de fevereiro de 2014, no pavilhão 3, stand 3N10.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário