NEC apresenta solução tecnológica que permite apagar e-mails enviados por engano e visualização de ficheiros apagados

6336
0
Share:

A NEC Corporation  anunciou a disponibilidade mundial da sua nova solução de segurança de ficheiros “File Security Solution“, que oferece uma proteção reforçada de informação confidencial e que tem como objetivo ajudar as agências governamentais e as organizações a defenderem-se face ao crescente número de ciberataques.

A solução de segurança de ficheiros da NEC recorre a encriptação para proteger os ficheiros desde o momento em que são criados até ao momento em que são apagados, impedindo assim que pessoas não autorizadas possam aceder ao seu conteúdo. Além disso e mesmo que um ficheiro seja enviado inadvertidamente para fora da empresa, ele pode ser apagado remotamente. Como resultado, esta solução previne fugas de informação e assegura processos mais seguros de comunicação.

Nos últimos anos registaram-se diversos casos de grande notoriedade, em que empresas e organizações de grandes dimensões permitiram a fuga de informação importante. Estes dados “saíram” das empresas, não só através de sofisticados ataques de e-mail, mas também através da partilha não autorizada de dados internos com terceiros, por parte de colaboradores. Assim e para além de implementar mecanismos de encriptação dentro da organização, é ainda necessário estabelecer uma autoridade de gestão do ficheiro para assegurar que este está devidamente protegido quando é enviado ou partilhado para fora da organização.

A solução de segurança de ficheiros da NEC protege automaticamente (*1) os ficheiros desde o momento da sua criação até ao momento da sua eliminação, registando os seus históricos de acesso e de operação, assinalando quem é o operador, que ficheiro é usado e qual o motivo da sua utilização. Além disso, enquanto outros produtos de proteção de ficheiros desencriptam os ficheiros quando estes são abertos, a solução de segurança de ficheiros da NEC mantém a encriptação dos ficheiros em todos os momentos e certifica-se de que a pessoa que tenta abri-los está devidamente autorizada para o efeito.

“Com a File Security Solution da NEC, quando alguém não autorizado tenta abrir um ficheiro, o administrador recebe um alerta e pode apagar o ficheiro remotamente. Adicionalmente, os administradores podem definir datas de validade para que os ficheiros sejam automaticamente apagados, assegurando assim uma proteção de ficheiros mais abrangente”, disse Hironori Takahashi, general manager, National Security Solutions Division, NEC Corporation.

A NEC assumiu a cibersegurança como um dos pilares das suas “Soluções para a Sociedade” – (“Solutions for Society”), que têm como objetivo assegurar a segurança, proteção, eficiência e equidade na sociedade. Como forma de suporte a estas iniciativas, a NEC iniciou as operações da sua “Cyber Security Factory” em junho de 2014 (*3), com o objetivo de proteger ativos de informação através da introdução e operação de medidas contra ciberataques.

A File Security Solution é a primeira solução produzida ao abrigo do projeto “Ozone” da Cyber Security Factory, uma iniciativa baseada no conceito de atingir “risco zero no ciberespaço”.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário