16878 0

NEC apresenta nova Solução de Gestão de Tráfego para controlo avançado de tráfego em redes móveis

A NEC lançou uma nova versão da sua “Solução para Gestão de Tráfego” (TMS), com vista a aumentar a velocidade de acesso a conteúdos web, reduzir as paragens de vídeo durante a sua reprodução e criar um maior Retorno do Investimento (ROI), em aplicações de rede.

Esta versão melhorada vem adicionar, à atual Solução NEC para Redução de Tráfego, uma nova “Solução de Maximização de QoE” (Qualidade de Experiência) e uma “Solução de Visualização de Tráfego”.

A Solução de Maximização de QoE melhora significativamente a qualidade da experiência do utilizador, ao ajustar dinamicamente os parâmetros do sistema para cada fluxo de utilizador. Esta solução é implementada pela utilização de várias tecnologias de ajustamento de fluxos de dados que a NEC desenvolveu com base na sua avançada tecnologia e na sua experiência acumulada.

A Solução de Visualização de Tráfego permite que os operadores móveis implementem medidas de controlo de tráfego da forma mais eficiente através da visualização de QoE e, aplicando essa informação visualizada, desenhem/otimizem a gestão da rede e do tráfego. Além disso, a TMS da NEC permite uma “Solução TMS para SDN” que torna possível otimizar a operação de rede, relacionando a informação visualizada com o SDN. Estas características contribuem para o crescimento das receitas e a criação de negócio para os operadores móveis.

“A NEC foi uma das primeiras empresas a oferecer comercialmente soluções TMS na EMEA e APAC, onde tem há vários anos uma forte reputação baseada no suporte, com resultados muito estáveis, à operação de redes de grande dimensão com largura de banda total de vários Tbps (terabytes por segundo) disse Masaaki Nakano, general manager, Telecom Carrier Business Unit, da NEC Corporation. “Esta solução é o resultado do esforço da NEC na avançada investigação e desenvolvimento de infraestruturas de redes de pacotes e otimização de tráfego, sendo que a NEC planeia expandir ainda mais a disponibilidade da sua solução TMS dentro dos mercados da EMEA, APAC e Norte-Americano.”

Nos últimos anos, os operadores móveis têm acelerado a introdução e a expansão da cobertura de redes LTE/4G para dar resposta ao crescimento do tráfego móvel. Geralmente, a introdução de LTE tem como objetivo aumentar a velocidade de acesso. No entanto, nem sempre são satisfeitas as expectativas, ocorrendo uma degradação da QoE devida a flutuações na concentração de tráfego e na largura de banda da rede, quando os utilizadores são movidos de um local para outro.

Um dos métodos mais utilizados para melhorar a QoE passa pela expansão da capacidade da rede, mas esta opção requer enormes investimentos.

A NEC implementou com sucesso a sua solução TMS por forma a maximizar a QoE e a minimizar o investimento, adaptando-se às diferentes características e condições de rede dos operadores móveis. Isto permite aos operadores móveis proporcionar aos seus utilizadores, de forma sustentada, serviços de elevada qualidade.

Principais Características do TMS

1. Experiência de Utilização de Qualidade Superior

A tecnologia de controlo de fluxos de dados e a experiencia adquirida no ajustamento dinâmico desses fluxos que é propriedade da NEC, permitem uma redução para metade do tempo de download de conteúdos, ao mesmo tempo que permite a duplicação da velocidade de comunicação. Além disso, graças à tecnologia “Predictive Pacing Engine”, a solução da NEC permite reduzir em mais de 90% o número de paragens de vídeo quando o mesmo é reproduzido durante um período de congestão, em comparação com as tecnologias existentes.

Desta forma, esta solução pode maximizar a transmissão de dados enquanto proporciona aos utilizadores uma elevada qualidade de serviço, mesmo com recursos de rede limitados.

2. Maximizar o Retorno de Investimento

A solução reduz o tráfego em 30% ao combinar várias tecnologias, tais como compressão de vídeo, caching, compressão de imagem e compressão de texto. Além disso, o número de conexões simultâneas de utilizadores numa área congestionada pode ser aumentado em mais de 200% sem adicionar estações base de rádio, ajudando a maximizar o ROI.

3. Visualização em Tempo-Real da Informação de Tráfego

O TMS também ajuda operadores a compreender e a visualizar rapidamente as informações estatísticas do tráfego em tempo real, o que demoraria até um dia com o processamento convencional. Além disso, reforça o efeito da otimização ao tirar partido de capacidades de visualização de tráfego, tais como funcionalidade de ajustamento dinâmico em que parâmetros otimizados podem ser determinados e definidos pela visualização e análise do tráfego.

4. Melhoria da Conceção / Operação Otimizada de Rede e da Satisfação do Cliente utilizando a Solução TMS para SDN.

A solução permite uma operação eficiente da rede ao relacionar a informação de tráfego visualizado com o SDN, permitindo o desenho e reconfiguração dinâmica da rede de acordo com os padrões de tráfego. Simultaneamente, com base na informação visualizada para os SLAs de determinados serviços, os operadores podem expandir a escala da sua rede relacionando a TMS com o SDN e podem melhorar ainda mais o SLA por forma a satisfazer os utilizadores e fornecedores de determinados serviços, permitindo assim que os operadores possam oferecer ao mercado serviços e soluções de maior valor acrescentado.

Para mais informações, por favor visite: http://www.nec.com/en/global/solutions/nsp/tms/


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Generix Group lança solução de certificação

A Generix Group lançou uma solução de certificação que responde às novas regras introduzidas pela Portaria 340/2013 referentes ao software de faturação utilizado pelas empresas. A ferramenta incorpora

Aplicações criadas pelo CICANT ultrapassam os 51 mil downloads na Samsung Apps

As aplicações para Smart TV “Curtas” e “Aulas”, criadas pela equipa de desenvolvimento tecnológico do CICANT (Centre of Research in Applied Communications, Culture and New Technologies), da Universidade

OKI Europe apoia PMES na redução de custos

A OKI Europe Ltd anuncia uma nova iniciativa de verão que assegura aos profissionais liberais, PMEs e empresas de todo e qualquer setor poupanças que ascendem aos 200

Jaspersoft 4.7: A revolução dos relatórios

A Jaspersoft anunciou a disponibilização do Jaspersoft Business Intelligence 4.7. Os relatórios criados pelo JasperReports Server proporcionam agora, até mesmo aos utilizadores ocasionais, a capacidade de interagirem com uma

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *