NEC adquire à Wanxiang o negócio de armazenamento de energia em rede

13464
0
Share:

A NEC anunciou a aquisição da unidade de negócio de Soluções de Energia da A123 Systems, LLC, A123 Energy Solutions. Esta aquisição, na ordem dos 100 milhões de dólares, vem reforçar as soluções de armazenamento de energia do negócio de energia inteligente da NEC, o qual é um elemento central do seu compromisso para com o desenvolvimento das infraestruturas sociais, no âmbito do seu Plano de Gestão Intercalar de 2015. A A123 Energy Solutions será integrada no Grupo de empresas NEC e gerida globalmente como elemento-chave do seu negócio. O acordo sobre os termos deste negócio foi finalizado e uma nova empresa foi criada, a “NEC Energy Solutions”, estando o seu início de operações previsto para junho de 2014, sob a direção da NEC. As atuais operações de produção e venda de células, pesquisa e desenvolvimento e área automóvel da A123, continuarão a ser o foco central da A123 Systems, LLC.

Com esta aquisição, a NEC tornar-se-á na principal fornecedora mundial de sistemas de iões de lítio para armazenamento de energia em rede. A A123 Energy Solutions instalou mais de 110 MW das suas Soluções de Armazenamento de energia em Rede – Grid Storage Solutions (GSS™) – por todo o mundo, com a grande maioria destes sistemas já em serviço comercial. A empresa continuará a fornecer sistemas que utilizam as células de iões de lítio Nanophosphate® da A123 Systems e a proporcionar suporte a todas as instalações existentes. A NEC Energy Solutions, com acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) de classe mundial da NEC Corporation, e à experiencia da A123 Energy Solutions na área da integração de sistemas, está agora melhor apetrechada para ir ao encontro das crescentes necessidades mundiais em armazenamento de energia. Além disso, a tecnologia de iões de lítio da NEC, de elevada qualidade e excelente relação eficiência/custo, vem adicionar-se ao portefólio, sempre em crescimento, de tecnologias de armazenamento de energia disponíveis para uso futuro na plataforma GSS da A123 Energy Solutions. Ao mesmo tempo, a NEC irá aproveitar a experiência da A123 Energy Solutions na área das baterias comerciais, para endereçar a base de clientes da NEC em termos de operadoras de telecomunicações, empresas e sector público, ajudando assim a impulsionar a expansão global do negócio de energia inteligente da NEC.

“Com esta nova combinação de forças, a NEC Energy Solutions poderá satisfazer a crescente procura pelo armazenamento de energia a nível mundial, quer ela seja impulsionada pela maior penetração de mercado das energias renováveis, eólica e solar, ou por mais eficazes serviços de estabilização de rede, como a regulação da frequência e a resposta de frequência, ou ainda pelo desejo do reforço mais eficiente das existentes redes de transmissão e distribuição,” disse Takemitsu Kunio, Vice-presidente Senior da NEC Corporation. “Ao melhorar a fiabilidade, sustentabilidade e segurança energéticas, iremos fornecer soluções de armazenamento de energia chave-na-mão, desde o armazenamento, à escala do megawatt, por parte das Utilities, até ao armazenamento integrado com os contadores de eletricidade, à escala do kilowatt, para os clientes residenciais, comerciais ou industriais.”

A A123 Systems, através da sua unidade de negócio A123 Energy Solutions, tem sido considerada líder na área de sistemas de iões de lítio para armazenamento de energia em rede. Esta unidade não só combina a tecnologia, o controlo e os equipamentos de armazenamento de energia, numa solução unificada chave-na-mão, como também as aplicações de modelação que permitem o adequado dimensionamento de uma solução de armazenamento de energia, e ainda o serviço e o suporte necessários para a manutenção de uma operação de armazenamento de energia segura e de elevado desempenho. A A123 Energy Solutions tem sido fornecedora de algumas das principais Utilities e produtores de energia independentes de todo o mundo, incluindo instalações na América do Norte, na América do Sul, na Europa, no Reino Unido e na Ásia, abrangendo recentes instalações de 2 MW e de 500 kW na China. Está planeado o estabelecimento de uma joint-venture entre a NEC e a Wanxiang e suas filiais, para dar resposta ao crescente mercado chinês.

“Estamos muito contentes com a combinação dos potenciais das duas empresas,” disse Bud Collins, Presidente da A123 Energy Solutions. “ Pela combinação da nossa experiência em termos de armazenamento de energia em rede com as principais Utilities e produtores de energia de todo o mundo, com o potencial da NEC na área das TIC e com a sua escala no fabrico de baterias de iões de lítio, acreditamos que a empresa criada será uma organização formidável, bem equipada para lidar, em todo o mundo, com o emergente sector de energia inteligente.”


Tagsnec
Share:

Deixe o seu comentário