Nave do Conhecimento YDreams inaugurada no Rio de Janeiro

21560
0
Share:

Foi inaugurada no passado dia 24 de Dezembro a nova Nave do Conhecimento do Rio de Janeiro, Brasil. A Nave do Conhecimento da Penha vem, assim, juntar-se às quatro já existentes nesta cidade brasileira: Santa Cruz, Padre Miguel, Madureira e Irajá.

A unidade foi inaugurada pelo prefeito Eduardo Paes, que referiu que esta nave não será, porém, a última: a Prefeitura do Rio de Janeiro irá inaugurar, até 2016, mais 40 Naves do Conhecimento em bairros das zonas Norte e Oeste da cidade. O dia 3 de Fevereiro, inclusive, viu o lançamento de mais uma em Vila Aliança.

Esta medida surge no seguimento da publicação do decreto do prefeito Eduardo Paes, que cria o programa “15 Minutos Digital”. Este programa compreende um conjunto de medidas relacionadas com a planificação estratégica do município, e uma das suas cláusulas prevê que exista um espaço que reúna lazer, cultura e inclusão digital a mais ou menos 1,5 quilómetro de cada morador do Rio de Janeiro.

Inauguracao Nave do Conhecimento da Penha

As Naves do Conhecimento instaladas no Rio de Janeiro são espaços de arquitectura futurista que oferecem às comunidades lazer, educação e tecnologia de ponta. É um projecto da prefeitura coordenado pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária – IDACO.

A YDreams é a empresa parceira responsável pelo ambiente das naves, criando o conceito e produzindo as tecnologias, que aliam design e tecnologia para criar um espaço onde os estudantes e moradores despertem para a aventura do conhecimento.

Através de mesas e painéis multi-touch e interacções baseadas em gestos, os visitantes podem conhecer os grandes mestres das ciências e das artes, a história do seu bairro e ainda apreciar uma exposição de arte.

Serão oferecidos cursos e oficinas de vídeo, fotografia, robótica, tecnologias de rede, produção e computação gráfica, design e web design, entre outros, que abrirão caminho para o mercado de trabalho.

Foram várias as individualidades presentes na cerimónia, nomeadamente Luiz Fernando Pezão (Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro) e Franklin Dias Coelho (Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia). Esta Nave do Conhecimento foi baptizada de Joelmir Beting, em honra do consagrado jornalista brasileiro que morreu no passado mês de Novembro.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário