Nats e Indra anunciam solução GBAS para aproximação terrestre de precisão

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NATS e Indra Navia acabam de anunciar uma nova solução de melhoria de gestão do tráfego aéreo com recurso a tecnologia GBAS (Ground-Based Augmentation System).

A experiência de anos da Indra no fornecimento de soluções tecnológicas com base em produtos GBAS combinada com o conhecimento incomparável da NATS em transformar a funcionalidade técnica em capacidade operacional, significa que os aeroportos e os ANSP (fornecedores de serviços de navegação aérea) podem esperar uma oferta centralizada num único serviço.

A solução conjunta integra uma base de conhecimento e de produtos bem desenvolvidos e melhora a capacidade actual das soluções GBAS existentes, beneficiando os aeroportos e os ANSP por todo o mundo. A solução vai revelar-se útil para todos os aeroportos que tenham limitações de capacidade, fornecendo uma ampla diversidade de rotas de aproximação suportada por um único sistema. Isto tornará possível às companhias aéreas reduzir o tempo de voo, e, assim, economizar no consumo de combustível, reduzindo também o ruído para as residências junto aos aeroportos através do recurso a ângulos de abordagem mais elevados.

A solução técnica será disponibilizada através de um serviço que conta com uma equipa que compreende desde pilotos operacionais, equipas internas de espaço aéreo e engenheiros de processos, instrutores especializados para desenvolver e oferecer programas de treino à medida, e para garantir a segurança necessária durante a aproximação. A oferta irá abranger desde o planeamento e a avaliação até à selecção do local, instalação, comissionamento, aprovação regulamentar e serviço de apoio.

A Indra Navia traz para o projecto uma vasta experiência, fornecendo soluções e serviços de gestão de tráfego aéreo para clientes de todo o mundo, incluindo os sistemas de aterragem com instrumentos (ILS) da NORMARC e NORMARC 8100 GBAS. O vasto conhecimento e experiência da Indra Navia sobre utilização, funcionalidade e desempenho exigido pelas tecnologias dos sistemas de aterragem contribuirá significativamente para o êxito do desenvolvimento desta oferta única na indústria de navegação aérea.

Por seu lado, a NATS vai aplicar a sua experiência e conhecimento para facilitar a integração de GBAS num serviço operacional. A NATS vai também preencher a lacuna de informação existente entre o fornecedor de tecnologia e as várias partes interessadas, tais como outros fornecedores de serviços de navegação aérea, aeroportos, operadores de linhas aéreas, e regulador nesta nova e complexa área.

Esta é a primeira solução inovadora a ser trabalhada em conjunto desde a assinatura, em março deste ano, da parceria estratégica entre as duas empresas.

“Liderar a área da próxima geração de sistemas de aterragem é fundamental para manter a nossa posição no mercado de suporte à navegação em espaço terrestre” afirma Eldar Hauge, Presidente e CEO da Indra Navia. “Juntamente com a NATS, temos o prazer de ser pioneiros na forma como o mercado irá implementar os sistemas GBAS”

Iain Harris, Director de Engenharia da NATS diz: “a NATS e a Indra têm um histórico comprovado de trabalho com e na optimização de tecnologias de sistemas de aterragem. Acreditamos que combinar a nossa experiência no desenvolvimento desta solução vai beneficiar em muito os nossos clientes, com a melhoria de eficiência, segurança e experiência dos passageiros nos aeroportos de todo o mundo.”


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Patricia Fonseca

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