23474 0

Multicert prestador qualificado em selos eletrónicos

A Multicert está, a partir de 1 de julho, qualificada como Prestador Qualificado de Serviços de Confiança. Nesse dia entra em vigor o Regulamento UE N.º 910/2014, habitualmente conhecido por eIDAS, aprovado pelo Parlamento Europeu em 2014.

Esse regulamento tem por objectivo reforçar a confiança nas transações eletrónicas no mercado interno criando uma base comum para a realização de interações eletrónicas em condições seguras entre os cidadãos, as empresas e as autoridades públicas, aumentando assim a eficácia dos serviços públicos e privados em linha, os negócios eletrónicos e o comércio eletrónico na União.

O uso de certificados qualificados permite a emissão de grandes volumes de documentos de forma eficaz e com uma segurança acrescida. São aplicáveis em faturas eletrónicas, extratos de conta eletrónicos, declarações eletrónicas, bem como certidões e outros documentos emitidos online por entidades públicas.

A entrada em vigor do eIDAS traz consigo o conceito dos Selos Eletrónicos, que funcionam de forma análoga ao Carimbo atualmente utilizado nas Empresas e ao Selo Branco utilizado nos Organismos Públicos, com o objetivo de dar garantias de integridade a documentos oficiais e/ou vinculativos.

Com a entrada em vigor deste regulamento, a Multicert incorpora na sua oferta, desde o primeiro dia, o novo Certificado Qualificado de Selo Eletrónico, estando o mesmo já disponível para os seus clientes.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Exclusive Networks com o melhor registo de sempre com o melhor registo de sempre

O Exclusive Group está a colher os frutos da sua estratégia inovadora a nível de serviços e tecnologia de valor acrescentado com os resultados da primeira metade de

IBM disponibiliza o Watson para a área de Cibersegurança

A IBM acaba de disponibilizar o IBM Watson para a área de Cibersegurança, a primeira tecnologia de inteligência aumentada projetada para Centros de Operações de Segurança (SOC) cognitivos.

inCentea alcança Certificações na Gestão de Segurança da Informação e Serviços de TI

A inCentea obteve recentemente as certificações nas normas ISO/IEC 27001 Gestão da Segurança da Informação e ISO/IEC Gestão de Serviços de TI. Hoje os serviços inCentea garantem aos

Sage e winsig lançam software de gestão internacional

A Sage e a Winsig estabeleceram uma parceria com o objetivo de dar resposta ao crescente processo de internacionalização das Empresas portuguesas, que passa cada vez mais pela

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *