MULTICERT emite Certificados Digitais Qualificados para Notários

11264
0
Share:

A MULTICERT vai emitir Certificados Digitais Qualificados para todos os Notários Portugueses. Com estes certificados, os Notários poderão autenticar-se electronicamente em serviços e assinar documentos em formato digital, no desempenho das suas funções profissionais.

Para os Notários, uma das principais vantagens na utilização do certificado digital consiste na possibilidade de autenticação junto dos sites do Ministério da Justiça com a qualidade de Notário, de modo a poderem utilizar os serviços desmaterializados aí disponibilizados, com uma redução dos emolumentos pagos.

“A utilização dos Certificados Digitais Qualificados pelo Notário permite, por exemplo, a prestação aos clientes do serviço de empresa constituída na hora em regime de balcão único, de forma célere e segura. Com estes certificados, os Notários poderão autenticar-se no site do Ministério da Justiça, algo fundamental para a sua actividade na realização dos actos relativos à constituição, alteração, dissolução e rectificação de sociedades”, esclarece João Maia Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Notários.

Para José Pina Miranda, Director-Geral da MULTICERT, “na época que vivemos onde a desmaterialização dos processos é cada vez mais um requisito na ligação dos cidadãos e profissionais ao Estado, os certificados digitais qualificados são a forma eficaz de garantir a identidade na qualidade de membro de Ordem Profissional, assim como a confidencialidade e não repúdio dos dados trocados com um cliente/utilizador”.

De recordar que em Outubro último, a MULTICERT e a Ordem dos Notários estabeleceram um protocolo que permite a emissão e venda de Certificados Digitais Qualificados MULTICERT através da rede de Notários a nível nacional. Através desse protocolo, qualquer cidadão ou entidade pública ou privada que necessite de um Certificado Digital Qualificado, ou seja, um certificado com o mais alto grau de segurança e de confiança, poderá obtê-lo de forma mais fácil e célere. O protocolo permite a aquisição de certificados digitais em qualquer região do país, bastando dirigir-se a um Notário habilitado a emitir certificados deste tipo.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário