15714 0

Mobilidade nos processos de negócio: uma tendência chave para 2017, diz a Commvault

A Commvault aponta as tendências que o sector da gestão da informação seguirá em 2017, altura em que a mobilidade da informação e dos processos de negócio será cada vez mais importante. Entre as tendências identificadas pela empresa, destacam-se as seguintes como sendo as de maior relevância:

Cada vez mais processos de negócio serão mobilizados: é difícil conceber uma organização nesta altura do século XXI que não utilize a mobilidade em alguma das suas vertentes. Esta tendência continuará a crescer e cada vez mais processos de negócio serão “mobilizados”. As barreiras deixarão de existir para que o acesso aos dados seja universal.

A informação será mais importante que o dispositivo: Até agora a abordagem mais tradicional para proteger o utilizador em mobilidade eram as soluções MDM (Mobile Device Management) centradas no dispositivo. Estas soluções têm o seu valor e são necessárias, mas o facto de estarem centradas no dispositivo faz com que, em alguns casos, não cheguem. Uma das tendências para 2017 é a focalização na informação móvel em si e não no dispositivo, gerindo os riscos e aumentando a visibilidade.

Proliferação da colaboração móvel: a partilha de informação a nível empresarial requererá soluções simples de usar mas que cumpram todos os requisitos de segurança por parte da empresa. Para tal, serão necessárias soluções colaborativas colocadas à disposição do utilizador pelo departamento de TI da organização, com o objetivo de garantir a privacidade e a segurança dos dados.

Segurança BYOD: Continua a tendência da utilização de dispositivos pessoais em âmbito laboral. Neste campo, e para garantir a segurança da informação acedida e gerida através destes dispositivos pessoais, haverá a tendência para se gerirem os riscos, tendo sempre como núcleo da estratégia a informação e a sua gestão empresarial. Assim, haverá mais necessidade de dar mais prioridade à proteção da informação, do que ao dispositivo.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Novas Soluções de impressão HP Officejet

A HP anunciou novas soluções de impressão, que proporcionam às pequenas e médias empresas (PMEs) os ativos estratégicos necessários para reduzir custos e maximizar a produtividade, tanto no

Vodafone lidera revolução digital com 50 milhões de ligações IoT

O Grupo Vodafone tornou-se o primeiro operador mundial a ultrapassar o marco de 50 milhões de ligações IoT (Internet of Things). É a primeira vez que uma empresa

Commvault simplifica gestão de dados na nuvem com o lançamento de arquiteturas de referência para AWS Cloud

A Commvault anuncia novas arquiteturas de referência para Amazon Web Services (AWS), com o objetivo de permitir aos seus clientes simplificar a proteção e gestão dos dados com uma

PME portuguesa recebe prémio internacional de design

Uma empresa portuguesa de design industrial acaba de receber um prémio internacional pelo design inovador de um desfibrilador no qual foi usado o software Solid Edge da Siemens.

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *