Connect with us

Leak Business

Millennium BCP implementa Preçário Digital em todos os balcões e canais web baseado no Presentime da Closer

Patricia Fonseca

Publicado a

A Closer acaba de anunciar o desenvolvimento de um projeto de Digital Signage no Millennium BCP, bem como os respetivos resultados. Na sua base está o Presentime, uma solução desenvolvida internamente pela Closer como resultado da aposta em I&D (25% dos resultados obtidos todos os anos) e da experiência no terreno (quais os problemas de negócio que as empresas precisam resolver).

Desafio

O setor financeiro é regido por normas restritas e exigentes. Entre os vários regulamentos a que os Bancos estão sujeitos, destaca-se o Aviso 8/2009 do Banco de Portugal. Esta normativa consagra o dever dos Bancos de divulgar o preçário completo e permanentemente atualizado dos seus produtos e serviços em todos os locais de atendimento ao público, incluindo sucursais e websites.

«Segundo este Aviso, entre outros aspetos, são estabelecidos os requisitos mínimos de informação que devem ser satisfeitos na divulgação das comissões, despesas e taxas de juro dos produtos e serviços financeiros disponibilizados ao público, devendo estar em lugar bem visível e de acesso direto, em dispositivo de consulta fácil, nomeadamente com recurso a meios eletrónicos», explica Germano Pó da Direção de Marketing de Retalho do Millennium BCP.

O Banco mantinha diversos preçários na Intranet que serviam de suporte à existência física do dossier de preçário em papel, disponível ao público nas sucursais. Este procedimento implicava vários riscos, nomeadamente a profusão de materiais impressos geridos manualmente nas sucursais, a duplicação de materiais na Internet e nos balcões, e as alterações comunicadas por email e sujeitas ao esquecimento de impressão dos documentos que mantinham o dossier em papel.

Além disso, por ser um documento muito extenso (chegava a ter centenas de páginas), era de difícil consulta e pesquisa, nada user – ou environment-friendly. Importa também salientar que o risco operacional e a coimas por falta de atualização ou atualização incorreta podem variar entre os 3.000 e os 1.500.000 euros por cada infração.

Solução

Para responder a estes desafios, a Closer desenvolveu uma prova de conceito da sua solução de Digital Signage (Presentime) e «apresentou uma abordagem muito interessante relacionada com a gestão de conteúdos, simples e de baixo custo, conectável a qualquer tipo de monitor», explica João Amorim, responsável pelo projeto. «Este facto foi claramente distintivo em relação a outras soluções que analisámos na altura, nomeadamente a utilização de tablets (Android ou Windows), que nos pareciam de dimensão desadequada, ou outras soluções de “kiosk” mais elaboradas e, por isso, demasiado caras para o objetivo de massificação dos equipamentos por todas as sucursais», desvenda o responsável.

A ideia da solução para as sucursais foi gerada com a Direção de IT do Millennium BCP, e conjuga o uso de um simples touchscreen de 23’’ com uma infraestrutura Presentime para publicar eletrónica e centralmente o Preçário Digital, sempre atualizado de forma automática e em tempo real. O nível de serviço ao cliente e a sua experiência de utilização subiu exponencialmente face ao papel A4, pois o ecrã é de dimensão superior, a pesquisa e a navegação tornou-se muito intuitiva e rápida, e a própria imagem pode ser aumentada se necessário.

O desenvolvimento do aplicativo Web foi efetuado pela Closer sob orientação da Direção de Comunicação do Banco (Júlio Garcia – conceção gráfica, arquitetura de informação e publicidade digital) e da Direção de Compliance (garantia do rigoroso cumprimento das normas legais do Banco de Portugal). Para garantir a precisão da informação, foi criado um processo único de atualização do repositório central na Intranet de todos os preçários do grupo Millennium, e um processo automático de distribuição multicanal. Os automatismos garantem a atualidade dos documentos nos “endpoints” e o tratamento adequado do seu versionamento e publicação. A Closer também providenciou todo o trabalho de preparação das equipas de “rollout” e de suporte técnico na implementação e suporte (atual e futuro) da solução.

«Face aos ambiciosos desafios deste projeto, podemos dizer que foi um sucesso e que atingimos o objetivo de implementação de uma ferramenta de gestão centralizada e uma solução de Preçário Digital completamente inovadora ao nível da banca em Portugal», confessa João Amorim.

Resultados

Os benefícios mais evidentes da solução Presentime implementada pela Closer são a redução da carga administrativa da equipa comercial e a drástica diminuição do risco operacional. «Este foi um dos projetos mais bem-recebidos de sempre na rede de retalho do Millennium BCP», sublinha Sérgio Magalhães do Departamento Sucursal do Futuro. «Era um trabalho complexo, com uma tecnologia recente e com requisitos ambiciosos, que juntavam a necessidade de cumprir normas legais e de segurança informática». Sendo o preçário um custo operativo puro por natureza, esta implementação foi bastante inovadora, já que permitiu ir muito além disso ao torna-se também no primeiro suporte de merchandising digital a existir nas sucursais bancárias em Portugal. Para João Amorim, a contribuição da Closer foi inestimável: «O trabalho prestado pela Closer pode ser considerado exemplar. É uma empresa confiável, inovadora e com a qual contaremos para outros desafios».

No futuro, o objetivo é que os elementos digitais presentes nas sucursais do Millennium sejam em cada vez maior número e cada vez mais integrados. «O papel da Closer é o de um parceiro respeitado pela experiência do trabalho em equipa, e pela sua especialidade no tratamento de grandes volumes de dados, facto que será da maior importância no futuro do retalho», conclui o responsável.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias1 semana atrás

Startup cria solução de aluguer de material de campismo exclusiva para o Vodafone Paredes de Coura

O Vodafone Paredes de Coura recebe cerca de 16 mil campistas, que se instalam durante vários dias nas margens do...

Notícias2 semanas atrás

OutSystems: Boston e Amesterdão recebem as próximas edições das conferências NextStep 2018

A OutSystems anuncia os keynote speakers para as conferências NextStep 2018. Este ano, as conferências anuais da tecnológica portuguesa centradas no...

Passaporte2 semanas atrás

Rita Carmo Ferreira nova Country Manager da Stago Portugal

Rita Carmo Ferreira é a nova Country Manager da Stago Portugal, companhia líder em soluções de diagnóstico na área da...

Notícias2 semanas atrás

Syone é reconhecida como ‘Newcomer Partner of the Year’ no evento anual Microsoft Inspire

Alguns meses depois do seu reconhecimento como Microsoft Gold Partner, a Syone – vê reconhecida a sua aposta em soluções...

Notícias3 semanas atrás

Serviço de Polícia Metropolitana do Reino Unido seleciona a Northgate Public Services como parceiro para transformação digital MiPS

A NEC Corporation e a Northgate Public Services, uma subsidiária integralmente detida pela NEC, anunciaram que a NPS irá fornecer...

Notícias3 semanas atrás

Fingrid Datahub Oy escolhe CGI para desenvolver e executar core datahub para troca de informações de eletricidade

A CGI foi escolhida para projetar, construir e suportar um sistema de próxima geração de troca de informações de eletricidade...

Notícias3 semanas atrás

INSIGHTS 2018 traz a Lisboa especialistas e exemplos do que melhor se faz no mundo em Data Science e Inteligência Artificial

A Data Science Portuguese Association (DSPA) vai organizar, nos dias 6 e 7 de setembro, a conferência internacional INSIGHTS 2018....

Notícias3 semanas atrás

Vodafone Portugal apresenta resultados do primeiro trimestre

De abril a junho, primeiro trimestre do ano fiscal 2018-2019, a Vodafone Portugal prossegue a trajetória de crescimento das Receitas...