Microsoft Portugal inaugura Microsoft Kids Experience

10208
0
Share:

Para responder ao número crescente de pedidos de visitas de escolas ao seu edifício sede em Lisboa, a Microsoft Portugal criou um programa de visitas escolares para crianças dos seis aos 10 anos: o Microsoft Kids Experience. As atividades que fazem parte desta experiência, adaptadas às idades dos visitantes, mostram como a tecnologia pode estar cada vez mais presente nas salas de aula portuguesas, ajudando as crianças a explorar o mundo que as rodeia e a expressarem-se de forma criativa.

O Microsoft Kids Experience é um programa pensado, concebido e desenvolvido inteiramente em Portugal, sendo uma iniciativa original e percursora dentro do universo das subsidiárias da Microsoft Corporation. Trata-se de uma iniciativa que vem materializar o compromisso da empresa, quando da inauguração da sua atual sede em Lisboa, de abrir o espaço à comunidade e estabelecer parcerias com instituições de referência nacionais, com vista à maximização das oportunidades de contacto e compreensão do universo das tecnologias de informação.

Um guião desenvolvido à medida do público infantil do 1º Ciclo

À chegada à Microsoft, as crianças são acolhidas por uma monitora que lhes apresenta o espaço e lhes conta como surgiu a companhia, presente em Portugal há mais de 20 anos. As atividades são introduzidas por um pequeno conto protagonizado pelos animais mais emblemáticos do Oceanário (que fica próximo da Microsoft) que usam o Skype para marcar uma festa de aniversário muito especial.

Para realizarem as atividades propostas, as crianças são divididas em quatro grupos, cada um com o seu oceano, e recebem computadores/tablets Magalhães com Windows 8. Com esses dispositivos, as crianças são convidadas a imaginar e desenhar o fundo do mar, colocando-se no seu desenho através de fotografias que podem tirar a si próprias com uma máscara de mergulhador. Estas criações são partilhadas entre os vários grupos, enquanto os mais velhos pesquisam para descobrir que espécies do mar se escondem atrás dos enigmáticos nomes científicos que lhes são atribuídos. Os resultados das pesquisas e as notas que tiram são guardadas num caderno de notas virtual OneNote partilhado entre todos os participantes.

O objetivo destas atividades é mostrar como a tecnologia e, em concreto, os dispositivos com Windows 8 tornam simples a pesquisa, a recolha de informação, a criação e a partilha de trabalhos, desenvolvendo as capacidades de trabalho em grupo, colaboração e resolução de problemas.

Para Vânia Neto, diretora para a área da educação e cidadania da Microsoft Portugal, “a tecnologia é indispensável para preparar as novas gerações para o sucesso neste nosso mundo cada vez mais interligado e global. Todos vamos precisar de saber continuar a aprender, encontrar e a avaliar a informação e colaborar com outras pessoas para descobrir soluções. Com o Microsoft Kids Experience, um programa inovador desenvolvido em Portugal, a Microsoft quer mostrar como pode ser simples desenvolver essas competências, assumindo a responsabilidade de dar a conhecer e colocar ao alcance do maior número possível de estudantes as suas soluções inovadoras, ajudando-os a eles e ao País a ter sucesso no futuro”.

Esta iniciativa da Microsoft foi desenvolvida com o apoio do Oceanário de Lisboa, que também assegurou a revisão dos conteúdos, e da JP – Inspiring Knowledge, que cedeu os seus novos Magalhães com Windows 8, que podem ser usados como tablet ou portátil.

As visitas Microsoft Kids Experience são gratuitas e iniciam-se no início de fevereiro. Vão decorrer às segundas-feiras, durante o período letivo, podendo ser complementadas com visitas escolares ao Oceanário de Lisboa. Nesse caso, as escolas poderão fazer a sua reserva junto do Oceanário (pelo telefone 218 917 000 ou email reservas@oceanario.pt). Para mais informações ou agendamentos que não contemplem programas no Oceanário, as escolas deverão contactar diretamente a Microsoft através do endereço educacao@microsoft.com.


Share:

Deixe o seu comentário