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Microsoft conquista Centro Cloud para Portugal e investe 2 milhões

Bruno Fonseca

Publicado a

A Microsoft Portugal anuncia a conquista para Portugal do Centro de Suporte Internacional a clientes empresariais, especializado em tecnologias Cloud, concretamente Office 365. Esta decisão implica a contratação imediata de 25 técnicos altamente especializados e um investimento que ronda os 2 milhões de euros, podendo este número crescer à medida que a adoção internacional do Office 365 na Cloud pelos clientes Microsoft também aumentar e forem necessários novos recrutamentos.

A Microsoft conquistou para Portugal o serviço de suporte telefónico internacional de segunda linha, um serviço mais especializado e exigente, que acolhe pedidos de suporte de clientes empresariais, cujos casos não puderam ser resolvidos pelo serviço de primeira linha. O processo de contratação dos novos técnicos encontra-se em progressão e deverá estar concluído até ao final de janeiro de 2014.

Este novo centro de suporte ficará alojado no edifício sede da Microsoft no Parque das Nações, em Lisboa, e vem juntar-se ao atual Centro Internacional de Suporte a Clientes Empresariais inaugurado em 2003.

Isto acontece ao mesmo tempo que a Microsoft termina o processo de integração de todas as equipas de serviços de suporte telefónico a clientes empresariais e parceiros numa mesma organização: o Global Business Support, que chegará agora com o novo serviço de suporte a tecnologias Cloud/Office 365 aos 110 técnicos portugueses altamente especializados.

Este aumento do número de postos de trabalho e abertura de mais uma linha de especialização no serviço de suporte a clientes empresariais justificam-se com o bom desempenho do Office 365. E a tendência é para a necessidade de reforçar estas contratações no futuro próximo, acompanhando a velocidade de adoção desta nova forma de gestão das ferramentas de produtividade Microsoft pelas empresas a nível internacional. Neste momento, este Centro de Suporte Telefónico Internacional presta serviços de apoio técnico para Portugal e todos os países da Europa Ocidental e de Leste, bem como África e Médio Oriente.

Integração das equipas de Suporte da Microsoft

Nesta nova estrutura, o Global Business Support integra todas as equipas responsáveis pela entrega de serviços de suporte a clientes e parceiros. Esta organização está representada em Portugal pelas equipas de Support Engineering: Suporte Telefónico a Clientes e Parceiros, Global Partner Support – Aconselhamento e Pré Venda a Parceiros, e Premier Field Engineering (PFE) – Serviços Proativos de Suporte a clientes Premier. O Serviço Premier, onde os Serviços Proativos da Microsoft se enquadram, visa apoiar o cliente a obter o máximo valor do seu investimento na tecnologia da companhia, através de uma abordagem focada na saúde dos sistemas do cliente.

A equipa PFE, que conta com 30 técnicos portugueses e está também em expansão, presta um serviço de âmbito internacional em toda a Europa Ocidental, de Leste, África e Médio Oriente a partir de Portugal. Criada há sete anos, começou por focar-se apenas na resposta a situações críticas, tendo depois assumido um maior foco nos serviços de prevenção e proatividade na gestão e operação das TI.

Para João Couto, Diretor Geral da Microsoft em Portugal, “a nossa estratégia para Portugal passa por ampliar a capacidade e especialização do Centro de Suporte da Microsoft num serviço de suporte altamente sofisticado e exigente e por isso gerador de maior valor”. Para o gestor, “no mercado empresarial, os serviços técnicos são mais exigentes e por isso é aqui que está a nossa grande aposta, pois é onde Portugal consegue provar a sua vantagem competitiva, porque aliamos com mestria a qualidade dos recursos e do serviço prestado, com custos controlados. A vinda para Portugal da capacidade de suporte internacional a uma das mais modernas tecnologias da Microsoft como o Office 365, que apresenta um dos mais altos potenciais de crescimento a curto prazo, é a prova do reconhecimento da capacidade dos técnicos portugueses e é um passo firme no caminho que a Microsoft Portugal está a traçar de afirmar o País como um centro de nearshore maioritariamente para a Europa e África (sobretudo Norte de África e Países de Expressão Portuguesa)”. Sobre a integração de outras capacidades de suporte internacional no Centro Microsoft, João Couto afirma que “a integração das equipas de suporte na organização Global Business Support (GBS) permite à Microsoft proporcionar aos clientes uma experiência de suporte unificada e diferenciadora através de uma visão completa da realidade do cliente e de uma força de trabalho altamente especializada e adaptável às necessidades”.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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