Microsoft apresenta “Bolsa do Voluntariado”

9944
0
Share:

A Microsoft Portugal anunciou hoje publicamente, por ocasião do dia Internacional do Voluntariado, a aplicação “Bolsa do Voluntariado”, a primeira aplicação de natureza totalmente solidária no Windows 8.

A “Bolsa do Voluntariado” é uma aplicação Windows 8 gratuita, que funciona como um mercado que junta quem procura voluntários com quem procura projetos onde contribuir como voluntário, permitindo a qualquer utilizador Windows, sem sair do seu ambiente de trabalho, poder visualizar e inscrever-se nas oportunidades de voluntariado disponíveis, entre outras funcionalidades.

A aplicação funciona em estreita ligação com o portal da Bolsa do Voluntariado (em www.bolsadovoluntariado.pt), permitindo a qualquer organização de solidariedade social que pretenda promover projetos solidários ou de natureza social e que necessite de apoio de voluntários apresentar-se e apresentar a oportunidade que tem em aberto. O backoffice da aplicação Windows encontra-se assim no portal Bolsa do Voluntariado, que efetua a gestão das organizações e onde estas promovem as suas oportunidades.

A aplicação “Bolsa do Voluntariado” para Windows 8 tem como alvo os utilizadores de Windows que queiram prestar trabalho voluntário numa organização, que passam a poder, a partir de agora e mediante o simples descarregar da “app” para os seus computadores, consultar, inscrever-se e recomendar oportunidades de voluntariado emanadas do portal da Bolsa de Voluntariado, sem terem de sair do Windows e do seu ambiente de trabalho. Adicionalmente, podem utilizar os atalhos do Windows 8 para efetuar pesquisas de oportunidades, por natureza ou por área geográfica da oferta e partilha dessas oportunidades com amigos, conhecidos e nas redes sociais, quer através do correio eletrónico, quer postando diretamente nas redes sociais a que estão ligados. Brevemente estará ainda disponível uma secção de crachás, que vai permitir contabilizar as oportunidades em que um voluntário já participou, após validação da organização que beneficiou do voluntariado. De acordo com o número de oportunidades de voluntariado em que o utilizador participe, ser-lhe-ão atribuídos crachás (bronze, prata ou ouro), sendo possível depois partilhar com os contactos o feito. Quanto mais oportunidades forem cumpridas, mais crachás o utilizador terá.

Para os utilizadores já registados no site da Bolsa do Voluntariado, é possível introduzir as credenciais de acesso e, ao efetuar o registo na oportunidade, já não serão pedidos os dados do utilizador, uma vez que estes são automaticamente obtidos no site, tornando assim muito mais ágil o registo do voluntário numa oportunidade.

As empresas que necessitem de angariar voluntários vão continuar a criar as oportunidades no site da Bolsa do Voluntariado e a partir do momento que o façam, essa oportunidade estará visível automaticamente na aplicação Windows. Todo o processo de gestão de voluntários associados à oportunidade continuará a ser feito no site da Bolsa do Voluntariado.

Para Patrícia Fernandes, Diretora de Relações Públicas e Cidadania da Microsoft em Portugaleste anúncio marca seguramente um ponto altos da fase de pós o lançamento do Windows 8, pois reflete a aposta da Microsoft em levar as suas mais recentes e inovadoras tecnologias para áreas e setores que à partida não têm acesso imediato, como é o caso do setor social e da solidariedade.” E conclui “Com este projeto aparentemente simples, a Microsoft está a tirar partido de uma funcionalidade inaugurada pelo Windows 8 – a possibilidade de criar aplicações para execução de tarefas específicas em benefício do utilizador – colocando-a ao serviço de um projeto social credível e inspirador, como a procura de voluntários pelas organizações do terceiro setor, abrindo assim a oportunidade de recrutamento de potenciais voluntários na comunidade de utilizadores Windows 8, que se espera venha a crescer exponencialmente nos próximos meses e anos em Portugal”.

 


Share:

Deixe o seu comentário