17072 0

Microsoft apoia lançamento do projeto CDI Apps for Good em Portugal

Estimular e capacitar jovens a perceberem e aplicarem o potencial da tecnologia para transformar o mundo e, em particular, as comunidades nas quais se inserem são os principais objetivos do projeto CDI Apps for Good que chega agora a Portugal com o apoio da Microsoft, reforçando a parceria iniciada em 2013 com o lançamento do CDI.

Depois do sucesso alcançado no Reino Unido, onde o programa educativo teve origem, o projeto é agora lançado em Portugal, com um piloto que envolve no seu arranque cerca de 300 alunos, 32 professores e 16 escolas, dando-lhes a oportunidade de através das mais recentes e inovadoras ferramentas tecnológicas da Microsoft desenvolveram novas soluções e aplicações que contribuam positivamente para o desenvolvimento e melhoria da sociedade.

Integrado no programa curricular das escolas abrangidas, o projeto disponibiliza aos alunos o acesso a uma plataforma online através da qual têm a possibilidade de interagir com vários profissionais, entre os quais designers, programadores e empresários que voluntariamente partilham o seu conhecimento e orientam o desenvolvimento de ideias empreendedoras, aproximando assim o mundo académico da realidade social e empresarial.

De acordo com Vânia Neto, Diretora para a área de Educação, Cidadania e Responsabilidade Social da Microsoft Portugal, “é muito gratificante podermos apoiar o lançamento do CDI Apps for Good em Portugal e através da nossa tecnologia contribuir também para o desenvolvimento de uma nova geração de empreendedores, criando oportunidades para que possam, por um lado, desenvolver o seu potencial através da tecnologia e, por outro, contribuir para a transformação da sociedade e para a construção de um futuro melhor. Colocar a tecnologia e todo o seu potencial ao serviço de todos é a grande missão da Microsoft, pelo que o apoio deste projeto faz todo o sentido”.

Também para João Baracho, Diretor do CDI Portugal, “o Apps for Good cumpre o propósito de intervenção cívica e social do CDI, que ao longo de mais de 20 anos tem ajudado a redefinir e orientar percursos de vida de milhares de jovens de contextos socioeconómicos desfavorecidos, dando-lhes através da tecnologia as ferramentas necessárias para que possam ser melhores cidadãos e para que possam marcar a diferença numa sociedade verdadeiramente inclusiva. E isto só é possível graças a um conjunto notável de parceiros, entre os quais a Microsoft, que apoiou desde o início o lançamento do CDI em Portugal”.

CDI Apps for Good: as primeiras soluções

Os Encontros Regionais do CDI Apps for Good estão marcados para amanhã em Lisboa e para dia 25 no Porto, e no âmbito dos quais as equipas de alunos das 16 escolas que estão a participar no projeto-piloto vão mostrar ao público as aplicações que desenvolveram até ao momento. As três melhores aplicações serão elegidas por um júri constituído por representantes dos parceiros do projeto.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

NEC lança novo produto rádio para backhaul de redes móveis 5G

A NEC anunciou o lançamento do novo iPASOLINK EX, um sistema de comunicações rádio ultracompacto que atinge uma capacidade de transmissão sem fios de 10Gbps. Esta capacidade de

Rumos realiza Tech Sessions: Discovering Scrum

A Rumos realiza no próximo dia 8 de novembro, mais uma edição do evento Tech Sessions, desta vez dedicado a “Discovering Scrum”, o tema escolhido. O evento será

Océ PlotWave 500 conquista o mais importante prémio nos iF Design Awards 2015

A Canon Europa anunciou que o seu sistema de impressão de grande formato, a Océ PlotWave 500 foi galardoado com o iF Gold Product Design Award nos iF

Xerox Supplies Services facilita a gestão de consumíveis multimarca dos clientes

A Xerox anuncia o lançamento dos Xerox Supplies Services, uma solução baseada numa solução sobre a cloud que permite a monitorização e o reabastecimento de consumíveis de forma

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *