Connect with us

Leak Business

Michael Page analisa recrutamento em IT: Empresas procuram especialistas em SAP e Programação

Patricia Fonseca

Publicado a

A Michael Page analisa recrutamento no setor de IT durante 2016 e revela a preferência das empresas por profissionais especializados em SAP e Programação.

Durante o presente ano, quase 50% dos processos de recrutamento que passaram pela unidade de IT da Michael Page procuraram profissionais especializados em SAP (23,5%) e Programadores (23,5%). Os restantes processos absorveram profissionais nas áreas de Segurança da Informação e Auditoria (11,8%), Project Managers (11,8%) e Telecomunicações (11,8%).

António Costa, Manager da divisão Michael Page IT, relembra que “existe uma tendência natural por parte das empresas para que procurem cada vez mais perfis com grande nível de especialização, fruto de uma internalização de projetos que até hoje eram desenvolvidos exclusivamente em outsourcing. É também cada vez maior o número de solicitações do mercado por profissionais de IT, seja por parte de empresas já implantadas no mercado nacional ou de empresas que estão a deslocalizar áreas técnicas para Portugal.”

Por sua vez, Andreia Pereira, Consultora da Michael Page Porto, revela que se está a assistir a um fenómeno muito interessante: “a região do Grande Porto é cada vez mais apetecível para as empresas a atuar no setor tecnológico. Porém, são obviamente os Centros tecnológicos, em conjunto com as grandes software houses da região, que acabam por ser os grandes polos de recrutamento.”

Em comparação com o ano transacto, o volume de contratações em Programação manteve-se relativamente estável, passando dos 24% em 2015 para os 23,5% em 2016. No entanto, a área de SAP assistiu a um crescimento notório do volume de contratações, passando de 6% para 23,5%.

NOVAS FUNÇÕES

O setor de IT assiste ainda ao surgir de novas funções, uma vez que aumenta a procura das empresas por perfis mais transversais e com capacidade de comunicação e relação interpessoal. A contratação de figuras de Full Stack Developer e de Data Scientist são tendências em crescimento, cujas médias salariais mensais para perfis intermédios (com 4 a 6 anos de experiência) podem ascender aos 1.800 euros e 1.600 euros, respetivamente.

Cresce ainda a procura por profissionais especializados nas áreas de testes automáticos, DevOPs, Internet das Coisas, análise de dados, machine learning e mobile. As empresas revelam dificuldades de contratação para funções com elevado nível de especialização, como Programadores web e mobile e perfis juniores.

António Costa adianta que, “as empresas de IT estão conscientes do valor dos seus colaboradores no mercado e a sua grande aposta é precisamente a retenção de talento.”

“As estratégias utilizadas para reter os colaboradores não passam apenas por salários competitivos, mas especialmente pela melhoria das condições de trabalho e flexibilidade oferecidas,” conclui Andreia Pereira.

TRABALHO TEMPORÁRIO

Os profissionais de IT representam 7,7% dos processos de recrutamento em regime de trabalho temporário realizados em 2015.

*Dados do Estudo de Trabalho Temporário em Portugal da Michael Page.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias2 dias atrás

Plataforma de Endpoint da Kaspersky Lab reconhecida pela Gartner

O relatório avaliou as capacidades dos fornecedores em responder às necessidades de três diferentes tipos de organizações: Tipo A, focadas...

Notícias2 dias atrás

Commvault e Alibaba Cloud unem forças para acelerar a transformação digital em todo o mundo

A Commvault e a Alibaba Cloud anunciam uma parceria que permitirá tirar partido da tecnologia e das vantagens comerciais de cada...

Notícias3 dias atrás

Saphety e Teleflex Portugal e Espanha juntas em projeto de EDI no setor da Saúde

A Saphety no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, convidou, entre outras...

Notícias3 dias atrás

Portal da Informação Turística da NOS é case study no Congresso Mundial de Destinos Inteligentes

No próximo dia 26 de junho, a NOS participa no II Congresso Mundial da OMT (Organização Mundial de Turismo) de...

Notícias3 dias atrás

Samsung ganha distinção Marcas de Confiança

A Samsung foi galardoada, pela Marcas de Confiança, como a marca com melhor reputação ambiental em Portugal na categoria dos...

Notícias4 dias atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias5 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte5 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...