14744 0

Mercado Imobiliário estabiliza em Abril

A confiança dos profissionais do setor do imobiliário decaiu ligeiramente no mês de Abril, apesar de os principais indicadores deste barómetro se terem mantido, denotando assim sinais de estabilização do mercado.

Este facto é explicado por dois fatores: Por um lado, apenas 21% dos inquiridos deste estudo confirmaram um arrefecimento da atividade imobiliária e do número de negócios concretizados; por outro, a maioria dos inquiridos espera que a atividade imobiliária se mantenha em níveis minimamente estáveis ao longo dos próximos meses.

Em relação a Março, o tempo médio de absorção de produto manteve-se, situando-se o de venda em 16 meses e o tempo médio para arrendamento residencial em torno dos 5 meses.

Segundo os 358 profissionais auscultados neste estudo, os condicionalismos que se vivem desde há alguns meses devem-se, em primeiro lugar, à diminuição do poder de compra das famílias (78,8% das respostas), em segundo lugar à instabilidade do mercado de trabalho (74,9% das respostas) e, por último, aos condicionalismos crescentes da banca na concessão de crédito (67% das respostas).

O IMI – Imovirtual Market Index é um relatório mensal, de índole qualitativa, que procura sintetizar a forma como os principais atores da atividade imobiliária em Portugal percecionam o mercado, não apenas no momento em que é feito como em termos prospetivos a curto prazo (3 meses).

A amostra utilizada pelo IMI – Imovirtual Market Index, resulta da auscultação feita aos profissionais que anunciam no Imovirtual, com o objetivo de traçar um retrato atual e exato da realidade do mercado imobiliário, em particular da procura imobiliária, do dinamismo refletido pela angariação de imóveis ou dos tempos médios de absorção do produto em carteira. Estes dados são analisados por uma entidade de referência, como a ESAI-Escola Superior de Atividades Imobiliárias e contrastados com a conjuntura económica do país.

Ao longo do período de realização do IMI-Imovirtual Market Index foram recebidas mais de 3.300 respostas de profissionais que atuam no mercado imobiliário, tais como empresas de mediação imobiliária, angariadores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis, bem como promotores e investidores imobiliários.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

OpenText apresenta OpenText Business Center para Soluções SAP

A OpenText acaba de lançar o OpenText Business Center para Soluções SAP. Ao fornecer aos clientes uma nova plataforma para digitalizar a captura, aprovação e processamento de documentos

Schneider Electric lança UPS Galaxy VX

A Schneider Electric anuncia o lançamento do Galaxy VX, um sistema compacto de alimentação trifásica ininterrupta (UPS) -altamente eficiente e fácil de instalar, com modos de operação flexíveis

Ricoh patrocina Technology Frontiers 2013

A Ricoh volta a patrocinar o programa de conferências Technology Frontiers, organizado pela revista britânica The Economist. As conferências terão lugar a 5 e 6 de Março de

O triunfo dos algoritmos: edição simultânea no Jornal de Negócios e em formato Kindle

A reportagem “O triunfo dos algoritmos” foi hoje publicada em edição simultânea num jornal e no formato Kindle — uma estreia no jornalismo português. A iniciativa é do autor,

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *