Mercado de produtos tecnológicos em recuperação

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O mercado português de produtos tecnológicos mantém a tendência positiva demonstrada no início do ano ao registar um crescimento de 12% e uma faturação de 525 milhões EUR no segundo trimestre de 2014, de acordo com o índice GfK TEMAX.

Telecom e Informática, continuam a ser os motores do crescimento, seguidos da electrónica de consumo e dos pequenos e grandes electrodomésticos que registam também um trimestre positivo. As áreas da fotografia e equipamento escritório continuam em queda.

Telecomunicações: Bom ritmo continua

No segundo trimestre de 2014 o sector das Telecomunicações foi novamente aquele que apresentou melhores resultados: 140 milhões de Euros. Isto significa um crescimento positivo de 29% relativamente ao seu período homólogo. O mês de Junho, com todas as suas promoções habituais de Verão, muito contribuiu para esta performance. Mais uma vez o smartphone é o produto estrela deste mercado. No final do semestre, regista um crescimento de quase 80% em unidades. A utilização deste equipamento como ferramenta do dia-a-dia e a sua conectividade são os principais motivos para a importância que assumiu neste mercado.

Pequenos Electrodomésticos: Crescimento a bom ritmo

Depois de um crescimento de quase 6% no primeiro trimestre, os pequenos eletrodomésticos seguem a bom ritmo, com uma evolução positiva de 10,6% no segundo trimestre.

Os preparadores de alimentos com função de cozedura continuam a ser um dos motores do mercado e, graças ao seu preço médio mais elevado, contribuem significativamente para o aumento da faturação.

Os aspiradores também registaram uma performance positiva no segundo trimestre. Somando à evolução positiva do primeiro bimestre, resulta num acumulado de cerca de 14% no semestre.

Contrariamente, as máquinas de café continuam a acumular perdas, perfazendo uma queda de 14% nos primeiros seis meses do ano.

Office Equipment: Poucas melhorias na impressão

O mercado de Impressão tem vindo a recuperar ligeiramente ao longo deste ano. Com particular destaque para o segundo trimestre, no qual os meses de Maio e Junho apresentaram tendências em unidades, apesar de negativas, abaixo dos dois dígitos. No entanto, o destaque vai para a tendência em valor positiva das impressoras MFD – Inkjet, nestes mesmos meses: 5,9% e 0,3% respectivamente. A subida do preço médio destes equipamentos desde o início do ano tem contribuído para esta melhoria do mercado em valor, com o mesmo a rondar os 85€ no segundo trimestre deste ano.

Grandes Electrodomésticos: Segundo trimestre em abrandamento

O segundo trimestre foi favorável para os grandes electrodomésticos com um crescimento de 4%, ainda assim inferior aos quase 10% registados no primeiro trimestre. Para isso contribuíram alguns produtos de encastre mas também o abrandamento das vendas de máquinas de lavar roupa, cuja evolução se situou em mais 0,3%, nos últimos três meses.

As arcas congeladoras inverteram a tendência do início do ano e registaram agora um crescimento próximo dos 6%. Os restantes equipamentos de frio superaram essa tendência acumulando um aumento de 10%, em 2014.

Tecnologias de Informação: Tablets ganham quota de mercado

Apesar do crescimento de 6,6% em valor face ao segundo trimestre de 2013, o sector de Informática cai em termos de facturação relativamente ao primeiro trimestre deste ano. Sobretudo porque o mercado dos Portáteis tem mantido a tendência negativa ao longo deste semestre. Comparando com o período homólogo, este produto apresenta um decréscimo de 3% em unidades. Por outro lado, são os Tablets que continuam a alavancar este sector, registando ainda fortes crescimentos quer em unidades, quer em valor.

Fotografia: Mantém-se tendência negativa

Nem mesmo a proximidade das férias este ano consegue evitar a acentuada queda. As vendas de câmaras digitais continuam a afundar-se apesar de algumas novidades entre os novos segmentos de câmaras compactas, mas com lentes intermutáveis. Este é dos poucos segmentos de foto que consegue crescer, ao contrário das reflex e das compactas.

Electrónica Consumo: Televisão impulsiona sector

As vendas de televisão continuam a fomentar o crescimento neste segmento, que é dos que mais cresce no 2.º trimestre, mas ainda falta muito para compensar as quebras do ano anterior. Em sintonia positiva estão também as Action Cams que dão nova vida ao segmento das Camcorders.

Também a ganhar quota de mercado estão os segmentos de áudio conectado e as colunas de streaming e wireless, produtos que pela inovação despertam o interesse dos consumidores.
GfK TEMAX Portugal: Ainda a recuperar da quebra

A evolução nas vendas dos produtos de tecnologia no primeiro semestre estão a ser relativamente boas, e na maior parte dos casos estão a compensar a tendência negativa que se verificou no ano homólogo.


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