17848 0

Melhores processos documentais podem significar mais receitas

A Ricoh revelou às empresas que é possível obter algumas receitas surpreendentes com a melhoria dos processos documentais nos vários sectores de actividade de uma empresa, de acordo com um documento técnico da IDC patrocinado pela Ricoh.

Especificamente, áreas como a de vendas e marketing, comunicação com o cliente, assistência e suporte, desenvolvimento de novos produtos, bem como facturação e cobrança, que são tradicionalmente alvo de estratégias para a redução de custos, encerram um potencial de incremento nas receitas de cerca de 10%, refere este documento técnico.

Assim, processos documentais ajustados podem melhorar a experiência global da interacção de um cliente com uma organização. Processos eficientes, que permitam um maior enfoque nas necessidades dos clientes, podem ter um impacto positivo na satisfação dos mesmos, o que é crucial para a sua retenção e para o aumento das receitas. Por outro lado, os clientes podem preferir outro fornecedor, quando confrontados com processos documentais relacionados com o cliente que sejam ineficientes e ineficazes.

Estes pontos de vista são suportados pela investigação apresentada num novo documento técnico da IDC patrocinado pela Ricoh, “Organisational Blind Spot: The Role of Document-Driven Business Processes in Driving Top-Line Growth.”. Este documento é o segundo resultado de relevo da nova iniciativa, Process Imperative da Ricoh, para uma melhor gestão da informação. O documento técnico é baseado num recente estudo global da consultora IDC sobre os donos de 1516 processos documentais de empresas e colaboradores que gerem a informação.

Processos documentais ineficientes podem fazer perder clientes, revelou o estudo.

  • 69% dos inquiridos responderam que seria menos provável fazer negócio com empresas com processos documentais ineficientes ou ineficazes.
  • 60% respondeu que transfeririam os seus negócios para outro lado.
  • 57% respondeu que recomendariam a outros evitar trabalhar com essas empresas.

A boa notícia é que os melhores processos documentais têm o potencial de aumentar as receitas. Mais de 8 em cada 10 inquiridos respondeu que a optimização de processos documentais relacionados com os clientes aumentaria as receitas – numa média de 10,1%. Tal pode ser conseguido melhorando a comunicação com o cliente, simplificando os processos de vendas e integração dos clientes, e aperfeiçoando o suporte ao cliente.

“São óptimas notícias para quem se esforça por priorizar as melhorias nos processos documentais,” declarou Sergio Kato, Vice-Director Geral do Global Marketing Group/Services Business Centre da Ricoh. “Não é preciso continuar a pensar e a marcar passo, se a abordagem aos processos documentais permite atingir um retorno suficientemente grande para justificar o investimento. Especialmente na actual conjuntura económica, qualquer processo que possibilite, não só reduzir custos, mas também aumentar as receitas, é algo que só tem vantagens e que deve ser colocado no topo da lista de prioridades.”

A Ricoh recomenda várias abordagens, como as descritas em seguida, para ajudar as empresas a tirar partido do potencial gerador de receitas dos processos documentais.

  • Olhar para a experiência de satisfação do cliente de uma forma abrangente. A informação entra numa organização (entrada), é processada e entregue à pessoa certa no momento certo (saída). Onde é que os clientes encaixam? Como integrá-los de forma mais entrosada no processo para ajudá-los a obter a informação de que necessitam no momento em que precisam? Como fazer o mesmo para fornecedores e parceiros de distribuição? O processo é um factor crucial.
  • Simplificar os processos documentais e de informação fortalece as relações. Mantém os seus colaboradores mais próximos dos clientes, por exemplo, fomentando a mobilidade dos colaboradores, uma vez que estes têm de visitar os clientes. Do mesmo modo, os processos documentais podem optimizar a comunicação na cadeia de fornecimento, removendo lacunas que podem levar à desistência de clientes.
  • Apesar de o processo ser crucial, os resultados são o mais importante. Os processos optimizados têm de entregar exactamente a informação certa à pessoa certa no momento certo para permitir as decisões empresariais certas.
  • Caso contrário, o esforço é em vão.

A Ricoh está capacitada de forma única para apoiar os seus clientes na implementação de uma estratégia abrangente para a melhoria dos processos documentais, que ajuda a reduzir custos e potencialmente a aumentar as receitas através da abordagem de Managed Document Services.

A sua metodologia comprovada (Compreender, Melhorar, Transformar, Gerir e Optimizar) ajuda a Ricoh identificar os processos chave de uma organização e, em seguida, alinhá-los com serviços que ajudam os clientes a atingir resultados empresariais mensuráveis e sustentáveis.

O conhecimento que a Ricoh adquiriu ao longo de milhares de implementações, tem fornecido conhecimentos sobre as principais preocupações das empresas que são actualmente mais recorrentes em ambientes empresariais incluindo: controlo de custos, sustentabilidade ambiental, segurança e gestão da informação, eficiência dos processos empresariais, gestão da mudança a nível organizacional, produtividade dos colaboradores que gerem a informação (iWorker), optimização da informação e infra-estrutura estratégica.

Este precioso conhecimento ajuda a acelerar o primeiro passo do processo – Compreender – para que os clientes possam começar a fase de Melhorar mais rapidamente e constatar os benefícios resultantes quanto antes.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Gonçalo Ferreira assume Direção Geral da Dell Portugal

A Dell acaba de nomear Gonçalo Ferreira para o cargo de Diretor Geral da Dell Portugal. Esta nomeação revela a aposta da multinacional no know-how e expertise dos

Winsig finalista dos European Business Awards 2014/15

A Winsig é uma das Campeãs Nacionais dos European Business Awards 2014/15, uma  competição patrocinada pela RSM International e apoiada por líderes empresariais, académicos, media e representantes políticos

Cientistas da IBM distinguem pela primeira vez ligações moleculares individuais

Cientistas da IBM conseguiram pela primeira vez desvendar as ligações químicas existentes em moléculas individuais, utilizando uma técnica conhecida como microscopia de força atómica (AFM, em inglês). A

BP e ISEL unem-se para testar solução de combate à fuga sem pagamento de combustível

A BP Portugal pretende reforçar a segurança no abastecimento na sua rede de postos através de uma solução de combate à fuga sem pagamento, que está a ser

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *