Maior Telescópio do Mundo é inaugurado hoje

9152
0
Share:

O ALMA é inaugurado hoje, dia 13 de Março, no Chile. Considerado como o maior projeto em astronomia de sempre, esta parceria global entra em funcionamento com o objetivo de revelar as origens de estrelas, planetas, galáxias e até da própria Vida. O Centro de Astronomia e Astrofísica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAAUL), que participou na definição e planificação do ALMA (Atacama Large Millimetre/submillimetre Array), associa-se a este evento, com o lançamento de um Vodcast dedicado ao ALMA, o primeiro de uma série de Vodcasts destinados ao esclarecimento sobre os maiores tópicos da atualidade em Astronomia.

O “telescópio das origens”, nasce de uma parceria entre a Europa (representada pelo Observatório Europeu do Sul, do qual Portugal faz parte desde 2001), América do Norte (EUA e Canadá), Ásia Oriental (Japão e Taiwan), em colaboração com o Chile. Instalado a mais de 5000 metros de altitude, no planalto de Chajnantor, no Chile, é o maior rádio-telescópio do mundo, com 66 antenas a trabalhar em conjunto. Com capacidades nunca antes possuídas, espera-se que o ALMA revele, pela primeira vez, os detalhes da formação de estrelas, planetas, galáxias, e até mesmo a formação dos compostos que se julgam estar na base da própria Vida.

José Afonso, Director do CAAUL e orador do podcast inaugural, sublinha que “o CAAUL esteve envolvido na definição e planificação do ALMA, e temos já observações aprovadas para os próximos meses. Note-se que os astrónomos portugueses têm, através do Observatório Europeu do Sul, acesso a este telescópio revolucionário e o CAAUL possui hoje toda a capacidade técnica e científica para apoiar qualquer proposta de observação com o ALMA, por parte da comunidade científica portuguesa.”

O CAAUL, para além da investigação de projecção internacional, tem vindo a desenvolver actividades de divulgação como cursos, palestras e observações astronómicas para o público em geral.

A inauguração do ALMA (4a feira, entre as 14:30 e as 16:00) pode ser acompanhada em: http://www.almaobservatory.org/inauguration/


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário