38315 0

Maersk e a IBM criam nova empresa para melhorar comércio mundial com recurso à tecnologia Blockchain

A A.P. Moller Maersk e a IBM anunciam a intenção de estabelecer uma joint venture que disponibilizará soluções e métodos mais eficientes e seguros para o comércio mundial, tirando partido da tecnologia Blockchain.

O objetivo desta nova empresa passa por desenvolver uma plataforma de digitalização do comércio mundial, construída em conjunto a partir de padrões abertos e desenhada para todo o ecossistema do transporte marítimo, proporcionando mais transparência e simplicidade aos processos de expedição e acompanhamento de mercadorias entre diferentes fronteiras e zonas comerciais.

De facto, as transações comerciais globais continuam a crescer em custo, escala e complexidade. Todos os anos, são transportados mais de 4 biliões de dólares em produtos, e mais de 80% dos bens consumidos diariamente são transportados por via marítima. E estima-se que só o processamento e a gestão da documentação comercial necessária para gerir muitas dessas mercadorias representem 1/5 dos custos reais do transporte físico.

De acordo com o Fórum Económico Mundial, ao reduzir algumas barreiras nas cadeias de abastecimento internacional, o comércio mundial poderia aumentar em quase 15%, impulsionando as economias locais e gerando emprego.

Incorporar tecnologia Blockchain nesses processos simplificará as transações entre grandes redes e ecossistemas de parceiros. O Blockchain estabelece um registo partilhado e imutável de todas as transações que ocorrem dentro de uma rede e, em seguida, permite que as várias partes tenham acesso a dados confiáveis em tempo real. Ao aplicar esta tecnologia na digitalização dos processos globais de comércio, é possível introduzir uma nova forma de controlo e permissão no fluxo de informações, permitindo que os múltiplos parceiros comerciais colaborarem e estabeleçam uma visão única e partilhada sobre uma transação, sem comprometer detalhes, privacidade ou confidencialidade.

A Maersk e a IBM utilizarão o Blockchain para alimentar a nova plataforma, assim como outras tecnologias de código aberto, com base na Cloud, designadamente soluções de Inteligência Artificial (IA), Internet de Coisas (IoT) e analítica avançada, disponibilizadas através da Divisão IBM Services, para ajudar as empresas a gerir, movimentar e acompanhar bens e produtos de forma digital através das fronteiras internacionais. Indústrias, companhias de transporte marítimo, transitários, operadores portuários e de terminais, autoridades aduaneiras e, em última instância, também os consumidores, beneficiarão com estas novas tecnologias.

A IBM e a Maersk iniciaram esta colaboração em junho de 2016, por forma a desenvolver a tecnologia Blockchain baseada na Cloud. Desde então, várias empresas e autoridades testaram já a plataforma, incluindo a Tetra Pak, a DuPont, a Dow Chemical, o Porto de Houston, a Administração Aduaneira dos Países Baixos ou o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

Esta joint venture permitirá que a IBM e a Maersk comercializem e disponibilizem as suas soluções a um grupo mais amplo de organizações, sendo que muitas já manifestaram interesse e estão a estudar formas de tirar partido da utilização da nova plataforma. Entre elas estão, por exemplo, a General Motors e a Procter and Gamble, que procuram agilizar as complexas cadeias de valor que operam.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Empreendedores portugueses desenvolvem modelo de negócio nos Estados Unidos

Na sequência da participação na edição de 2017 do inRes –  Entrepreneurship in Residence – iniciativa de aceleração de negócios do Programa Carnegie Mellon Portugal -, três equipas

Check Point é patrocinador Platinum do evento de cibersegurança C-Days 2016

A Check Point marca presença na edição deste ano do evento C-Days 2016, organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança e que decorre hoje e amanhã no Centro de Congressos

SandBlast Mobile da Check Point recebe o prémio de certificação de segurança da Miercom

A Check Point anuncia que a sua solução SandBlast Mobile obteve o prémio Certified Secure da Miercom. Este é o certificado de segurança mais importante atribuído pela consultora independente,

Cisco Innovation Day discute transformação digital em Lisboa

A Cisco promove na próxima terça-feira, dia 10 de maio, mais uma edição do Cisco Innovation Day no Centro de Congressos de Lisboa. À semelhança do que aconteceu

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *