Lenovo planeia adquirir negócio de servidores x86 da IBM

8536
0
Share:

A Lenovo e a IBM anunciaram hoje terem chegado a um acordo definitivo referente à intenção da Lenovo em adquirir o negócio de servidores x86 da IBM. Neste acordo estão incluídos os servidores e switches System x, BladeCenter e Flex System, os sistemas integrados Flex baseados em x86, os servidores NeXtScale e iDataPlex, respetivo software e operações de manutenção. O valor de compra é de aproximadamente 2.3 mil milhões de dólares.

A IBM, por seu turno, irá manter os mainframes System z, os Power Systems, os sistemas Storage, os servidores Power Flex e as ofertas PureApplication e PureData.

Este acordo tem por base uma colaboração de longa data, que começou em 2005 quando a Lenovo adquiriu o negócio de PCs da IBM, que incluía a linha de computadores ThinkPad. Desde então, a IBM e a Lenovo têm colaborado nas mais diversas áreas.

A IBM vai continuar a desenvolver e a transformar o portefólio de software Windows e Linux para a plataforma x86. A IBM é a empresa líder no desenvolvimento destas soluções para servidores x86 com milhares de produtos e ofertas.

Assim que a aquisição esteja concluída, será a Lenovo a assumir o serviço de atendimento ao cliente e as operações de manutenção. A IBM continuará, no entanto, a prestar os serviços de manutenção em nome da Lenovo por um longo período de tempo, pelo que os clientes não sentirão grandes mudanças no serviço de suporte e manutenção.

Cerca de 7.500 colaboradores da IBM em todo o mundo, nomeadamente em Raleigh, nos EUA, e em Shanghai, em Shenzhen e em Taipei, na China, poderão ser transferidos para a Lenovo.

Este acordo surge após anúncios recentes por parte da IBM de que a Companhia se compromete a investir mais de 1.000 milhões de dólares na nova unidade Watson Group, e 1.200 milhões de dólares para expandir a oferta de serviços em Cloud, a partir de 40 centros de dados, nos cinco continentes.

“Esta aquisição demonstra a nossa vontade em investir em negócios que podem ajudar a impulsionar o crescimento sustentável e promover a nossa estratégia PC Plus”, disse Yang Yuanqing , presidente e CEO da Lenovo. “Com a estratégia certa, uma boa execução, inovação contínua e um compromisso claro para com a indústria de x86, estamos confiantes de que podemos crescer neste negócio com sucesso a longo prazo, assim como temos feito com o nosso negócio de PCs em todo o mundo.”

“Este acordo vai permitir à IBM focar-se realmente nas inovações que trazem mais valor às áreas estratégicas do nosso negócio, como a computação cognitiva, o Big Data e a Cloud”, disse Steve Mills, Senior Vice President, IBM Software and Systems. “A IBM tem um histórico comprovado no campo da inovação e transformação, o que nos permitiu criar soluções que são altamente valorizadas pelos nossos clientes.”

A transação está sujeita ao cumprimento de requisitos regulamentares, às condições habituais de fecho de negócio e a quaisquer outras aprovações necessárias. A finalização de transacções locais subsequentes estará sujeita a condições semelhantes, acordos e à informação e consulta do processo nos países a que se aplica.

Até à aquisição definitiva, nenhuma das empresas sofrerá alterações nas suas operações referentes aos servidores existentes e em funcionamento, incluindo o atendimento ao cliente e a disponibilidade do produto.

Mais informações em http://www.smartercomputingblog.com/


Share:

Deixe o seu comentário