34338 0

Plataforma de business intelligence da KSTK agiliza gestão e tomada de decisão da IP Telecom

A KSTK, implementou com sucesso a sua plataforma ‘Business Performance Analytics’ na IP Telecom, operador de telecomunicações e de serviços de Data Center e Cloud Computing pertencente ao Grupo Infraestruturas de Portugal S.A.

A IPT tinha a necessidade objetiva de implementar um sistema que permitisse medir e controlar num tempo próximo do real o desempenho do negócio, com base num modelo otimizado de gestão e numa plataforma central de suporte à decisão.

Até então, os processos de controlo de gestão estavam baseados em informação produzida manualmente a partir de extrações de sistemas e manipulação de ficheiros, o que se revelava insuficiente, moroso e ineficaz, além de tornar muito difícil a obtenção de informação detalhada e de diferentes perspetivas sobre os resultados de produtos e serviços, projetos e clientes, entre outras.

O projeto teve início com os serviços de consultoria de gestão de negócio da KSTK para, em conjunto com uma equipa de controlo de negócio da IPT, redefinir o modelo de gestão de performance da empresa no que respeita aos resultados e margens de negócio por produto e por cliente, considerando novas abordagens de gestão de naturezas e categorias de custo inerentes.

Com base no modelo de gestão de performance definido, a KSTK implementou então a sua plataforma de Business Intelligence – Business Performance Analytics – para centralizar e facilitar a gestão da performance e a tomada de decisão nos vários domínios da cadeia de valor da IP Telecom.

A implementação foi assegurada por uma equipa de consultores de gestão de negócio e de Business Intelligence da KSTK e por membros da equipa de controlo de gestão da IPT, com a coordenação direta do seu Diretor Geral, envolvendo 8 pessoas no total. O projeto teve a duração de 12 semanas e foi integralmente cumprido neste espaço de tempo, dada a elevada experiência dos participantes, a sua forte motivação para o projeto, a disponibilidade dos dados necessários e a qualidade da plataforma de software da KSTK.

Com a implementação da plataforma de Business Intelligence da KTSK, a IP Telecom passou a dispor de uma visão total da performance do negócio (mais de 200 clientes, 30 produtos/serviços, 1000 contratos e 10 famílias de produtos), com a disponibilização de informação fiável, coerente e atempada, que serve de suporte aos decisores nos seus processos de planeamento, análise e monitorização, com base em indicadores e relatórios de acesso simples, eficaz e estruturado.

Por outro lado, a solução permitiu uma maior mobilização dos vários níveis de gestão, para monitorizar o sucesso e atingir os objetivos definidos, como nomeadamente formas de otimização de receitas e custos associados a clientes, famílias de produto e produtos, e definição de metas a alcançar pelas equipas comerciais e de suporte.

Por fim, possibilitou também a agregação da informação crucial ao negócio numa única base completa e sempre atualizada, a partir dos sistemas existentes.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Organizar evento corporativo em Lisboa custa o dobro do que no Porto

Caminhamos a passos largos para o Natal e para os habituais jantares das empresas que marcam esta altura do ano. Mas afinal quanto custa a uma empresa realizar

Claranet apoia maior evento internacional de combate ao Cibercrime

A Claranet vai apoiar institucionalmente a edição deste ano do eCrime Cybersecurity Symposium, o maior evento internacional no combate ao cibercrime, organizado pelo Capítulo Europeu do Anti-Phising Working

Compuworks conquista certificação gold da Watchguard

A Compuworks foi distinguida com a certificação gold da WatchGuard. A distinção, atribuída no passado mês de dezembro, é prova do reconhecimento da Watchguard pelo trabalho realizado pela

Epson recebe classificação EcoVadis Gold para sustentabilidade

A plataforma independente EcoVadis premiou a Epson com a sua classificação Gold, pelo compromisso da empresa para com a sustentabilidade. Esta distinção, que reconhece o compromisso da Epson

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *