27451 0

Plataforma de business intelligence da KSTK agiliza gestão e tomada de decisão da IP Telecom

A KSTK, implementou com sucesso a sua plataforma ‘Business Performance Analytics’ na IP Telecom, operador de telecomunicações e de serviços de Data Center e Cloud Computing pertencente ao Grupo Infraestruturas de Portugal S.A.

A IPT tinha a necessidade objetiva de implementar um sistema que permitisse medir e controlar num tempo próximo do real o desempenho do negócio, com base num modelo otimizado de gestão e numa plataforma central de suporte à decisão.

Até então, os processos de controlo de gestão estavam baseados em informação produzida manualmente a partir de extrações de sistemas e manipulação de ficheiros, o que se revelava insuficiente, moroso e ineficaz, além de tornar muito difícil a obtenção de informação detalhada e de diferentes perspetivas sobre os resultados de produtos e serviços, projetos e clientes, entre outras.

O projeto teve início com os serviços de consultoria de gestão de negócio da KSTK para, em conjunto com uma equipa de controlo de negócio da IPT, redefinir o modelo de gestão de performance da empresa no que respeita aos resultados e margens de negócio por produto e por cliente, considerando novas abordagens de gestão de naturezas e categorias de custo inerentes.

Com base no modelo de gestão de performance definido, a KSTK implementou então a sua plataforma de Business Intelligence – Business Performance Analytics – para centralizar e facilitar a gestão da performance e a tomada de decisão nos vários domínios da cadeia de valor da IP Telecom.

A implementação foi assegurada por uma equipa de consultores de gestão de negócio e de Business Intelligence da KSTK e por membros da equipa de controlo de gestão da IPT, com a coordenação direta do seu Diretor Geral, envolvendo 8 pessoas no total. O projeto teve a duração de 12 semanas e foi integralmente cumprido neste espaço de tempo, dada a elevada experiência dos participantes, a sua forte motivação para o projeto, a disponibilidade dos dados necessários e a qualidade da plataforma de software da KSTK.

Com a implementação da plataforma de Business Intelligence da KTSK, a IP Telecom passou a dispor de uma visão total da performance do negócio (mais de 200 clientes, 30 produtos/serviços, 1000 contratos e 10 famílias de produtos), com a disponibilização de informação fiável, coerente e atempada, que serve de suporte aos decisores nos seus processos de planeamento, análise e monitorização, com base em indicadores e relatórios de acesso simples, eficaz e estruturado.

Por outro lado, a solução permitiu uma maior mobilização dos vários níveis de gestão, para monitorizar o sucesso e atingir os objetivos definidos, como nomeadamente formas de otimização de receitas e custos associados a clientes, famílias de produto e produtos, e definição de metas a alcançar pelas equipas comerciais e de suporte.

Por fim, possibilitou também a agregação da informação crucial ao negócio numa única base completa e sempre atualizada, a partir dos sistemas existentes.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Findmore Consulting passa a Gold Partner da Microsoft

A Findmore Consulting foi reconhecida, em julho de 2017, como Gold Partner da Microsoft na área de Application Development. Esta empresa portuguesa na área das tecnologias considera que este

Konica Minolta lança update de Software Accurio Pro Flux para apoiar o desenvolvimento dos Clientes

A Konica Minolta anunciou a versão 7.6. altamente escalável da solução de gestão de impressão Accurio Pro Flux. Inclui a nova opção Flux Preflight Pro, um sistema de

Secretário de Estado da Indústria visita escritórios da Aptoide na China

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, vai deslocar-se à China, no âmbito de um programa proposto para jovens empreendedores, onde irá visitar os escritórios da start-up

Estudo NetApp Junta Líderes de TI Europeus Demonstra Atraso com o Regulamento Geral para a Protecção de Dados

De acordo com um novo estudo solicitado pela NetApp, mais de 70 por cento dos CIOs e gestores TI europeus continuam preocupados que as suas organizações não consigam

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *