Knowledge Inside otimiza processos nos Colégios Fomento

13288
0
Share:

A Knowledge Inside acaba de anunciar a conclusão de um processo de auditoria pormenorizada à infraestrutura de TI dos Colégios Fomento, grupo que conta com o Colégio Planalto, o Colégio Mira Rio, Colégio Horizonte e o Colégio Cedros.

A administração dos Colégios Fomento, sentiu a necessidade de conhecer em detalhe a situação da sua infraestrutura de TI, de forma a poder garantir a segurança e a fiabilidade dos seus sistemas e, em simultâneo, obter informação técnica que pudesse ser a base de novos investimentos nesta área. Para a elaboração desta auditoria, a Knowledge Inside foi a empresa escolhida pelos Colégios Fomento Depois de uma primeira abordagem e de uma conversa com o cliente, a Knowledge Inside recorreu à solução KI AIT como plataforma mista de consultoria e documentação de sistemas, de forma a responder concretamente às questões mais prementes na infraestrutura de TI do Grupo dos Colégios Fomento: o que existia, como estava a funcionar e como poderia ser otimizado.

O processo teve início com uma análise completa da infraestrutura implementada. Entre outras áreas de avaliação, a análise da Knowledge Inside incidiu sobre as políticas de integridade e proteção de dados – políticas antivírus, de backups, log files e políticas de patching – estratégias de configuração, área em que foram avaliados aspetos como os esquemas de rede “multi vendor” com endereços IP e nomes, os padrões de acesso à Net e a largura de banda disponível, o estudo de vulnerabilidades na rede e a utilização de recursos nos servidores do grupo.

Além disso, houve lugar a uma análise às políticas de sistema, à documentação disponível, às formas de acesso remoto ao sistema de TI e aos planos implementados de Disaster Recovery.

A uma fase de pré-auditoria em que se definiram objetivos seguiu-se uma auditoria física e um processo de recolha de documentação e validação de processos. Finda a segunda fase, a Knowledge Inside usou a KI AIT para analisar toda a informação recolhida e identificar as áreas onde é possível proceder a otimizações e a melhorias de processos.

A última fase resultou da síntese da análise efetuada e na criação de documentos definidos nos objetivos, bem como na elaboração de recomendações de otimização e melhorias e implementar.

Toda a informação recolhida neste projeto, foi entregue aos Colégios Fomento, incluindo um sumário executivo, um diagrama pormenorizado de rede e de rack, um worksheet detalhado com a segmentação e endereços IP, os server roles e configurações, o plano de active directory, as políticas de grupo e os serviços de rede, bem como relatórios de segurança e de recomendações ao cliente.

Daniel Oliveira, CEO da Knowledge Inside, explicou que “a parceira com o Grupo dos Colégios Fomento foi interessante a todos os níveis, uma vez que se trata de um cliente com uma infraestrutura muito particular e com uma área de atuação particularmente interessante – a de formação de crianças e adolescentes”. O responsável máximo da empresa salientou que “a KI AIT permitiu uma avaliação concreta e minuciosa da infraestrutura e recursos existentes no cliente e a produção de uma documentação adequada que o ajude a avaliar as suas necessidades e a forma como estas podem ser ultrapassadas”.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário